PSICOMOTRICIDADE: BASE PARA O DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM

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Natalí Alves BARBOZA
Maiara Cristina ESPADA
Encarnação MANZAN

Resumo

INTRODUÇÃO: A pesquisa sobre o tema visa agregar conhecimentos sobre a psicomotricidade e a sua contribuição como básica para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. OBJETIVO: Mostrar os benefícios da psicomotricidade e ludicidade no desenvolvimento da criança e na construção de aprendizagens básicas para o seu desenvolvimento futuro. METODOLOGIA: Pesquisa Bibliográfica para contextualização teórica e Pesquisa de Campo para comprovação da hipótese, na prática. JUSTIFICATIVA: Justifica-se na sua relevância em relação ao desenvolvimento na infância e a pouca atenção dada ao tema na condução e formação do profissional que atua na educação infantil. RESULTADO: Através da pesquisa foi possível constatar que deixar a criança brincar é a forma mais eficaz de ensinar, pois o desenvolvimento e a aprendizagem que o brincar oferece, enriquece o conhecimento estabelecendo uma melhor relação da criança com o educador, demonstrando que a criança gosta de brincar e o educador inteligente deve explorar esse prazer em benefício do ensino e da aprendizagem.  CONCLUSÃO: A psicomotricidade pode ser trabalhada de forma que as crianças tenham prazer, se desenvolvam e aprendam ao mesmo tempo, constituindo-se no alicerce para a construção de futuras aprendizagens.   CONTRIBUIÇÃO: Recomendada aos pais, profissionais da educação e interessados no assunto como contribuição para práticas mais assertivas nas instituições responsáveis pela educação infantil.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Desenvolvimento. Aprendizagem.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

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