RESULTADOS DO PROJETO SAÚDE DA CRIANÇA ESCOLAR COM ENFOQUE NA AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA/NUTRICIONAL

Conteúdo do artigo principal

Eduarda Peres BUCATER
Victor Macedo CARVALHO
Bruna Garcia de AZEVEDO
Vinicius Takaki VENTURINI
Maria Aparecida do Carmo DIAS

Resumo

A antropometria é uma técnica sistematizada para verificar e medir as dimensões corporais da criança. Os parâmetros avaliados na antropometria são: peso, estatura, perímetro cefálico e torácico e Índice de Massa Corporal (IMC).  O crescimento, um dos indicadores de saúde da criança, é um processo dinâmico e contínuo expresso pelo aumento do tamanho corporal, sendo influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), entre os quais se destacam a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou restringindo tal processo. Esta pesquisa teve como objetivo coletar dados antropométricos, calcular IMC e avaliar estado nutricional. O projeto foi desenvolvido em setembro e outubro de 2015, as quartas feiras, no período da tarde e as ações desenvolvidas foram: pesagem, mensuração da estatura e o cálculo do IMC das crianças de duas salas de aula (3º e 4º ano do ensino fundamental) do 3º ano foram 24 participantes, desses 13 do sexo masculino e 11 do sexo feminino e do 4º foram 13 participantes, sendo que desses sete do sexo masculino e seis do sexo feminino, perfazendo um total de 37 participantes. Os resultados foram, no 3º ano entre o sexo masculino encontrou-se 11 participantes adequados para idade (84,6%), um sobrepeso (7,7%) e um obeso (7,7%), entre o sexo feminino encontrou-se oito participantes adequados para a idade (72,7%), dois sobrepeso (18,2%), e um obeso (9,1%). No 4º ano entre o sexo masculino encontrou-se cinco participantes adequados para idade (71,4%), um sobrepeso (14,3%) e um obeso (14,3%), entre o sexo feminino encontrou-se um participantes adequados para a idade (16,3%), dois sobrepeso (33,4%), e três obeso (50%). Medidas urgentes de educação em saúde e encaminhamento para acompanhamento aos serviços de saúde devem ser tomadas no sentido de minimizar esses agravos.

Palavras chave: Avaliação nutricional. Dados antropométricos. Obesidade.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

CABRAL, Sérgio Augusto; CARAKUSHANSKY, Gerson. Gráficos para avaliação antropométrica de parâmetros físicos determinados. Rev Pediat (S. Paulo) 6, 105 110, 1984. Disponível: www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/864.pdf. Acesso: 16 de abril de 2015