TÉCNICAS CIRÚRGICAS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE MÓRBIDA: REVISÃO DE LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Ariane Bueno Del ÁLAMO
Mariana Oliveira Marasca MARASCA
João Paulo de Lima Pedroso PEDROSO
Vera Lúcia Fugita dos Santos SANTOS

Resumo

A obesidade é caracterizada como o acúmulo excessivo de gordura corporal consequente da ingesta calórica superior ao gasto energético do indivíduo. É uma condição crônica de etiologia multifatorial, com consequências biopsicossocias. O fracasso no tratamento clínico e terapêutico leva a necessidade de uma intervenção mais eficaz, a cirúrgica. Este estudo tem por objetivo descrever as técnicas de intervenção em cirurgia bariátrica mais utilizadas no tratamento da obesidade mórbida, e compreender a escolha da técnica de acordo com suas diferentes características. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, desenvolvido por meio de uma revisão da literatura, realizado em livros texto e em artigos científicos publicados nos últimos 15 anos, utilizando os seguintes indexadores nos sites Scielo, Lilacs e Google acadêmico: técnicas em cirurgia bariátrica, gastroplastia vertical com banda, manga gástrica (Sleeve gastrectomy), banda gástrica ajustável, balão intragástrico, derivação biliopancreática (cirurgia de Scopinaro), derivação com switch duodenal, cirurgia de Fobi-capella (bypass gástrico). Foram revisadas técnicas cirúrgicas para tratamento da obesidade classificadas como: restritivas, disabsortivas e mistas. Entre as restritivas, foram abordadas as técnicas gastroplastia vertical com bandagem, manga gástrica (Sleeve gastrectomy), banda gástrica ajustável e balão intragástrico. Nas absortivas, as técnicas de derivação biliopancreática com switch duodenal e derivação biliopancreática (cirurgia de Scopinaro). E nas mistas, a Fobi-capella (by-pass gástrico). Atualmente, diversas técnicas cirúrgicas no tratamento da obesidade são reconhecidas e recomendadas. A escolha da técnica irá se basear em informações sobre seu mecanismo de funcionamento, resultados e riscos.

Palavras-chave: Obesidade; Cirurgia bariátrica; Perda ponderal.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES. Obesidade mórbida. Programa de Auto-avaliação em cirurgia, 2003, vol. 2, fascículo III. Disponível em: <https://cbc.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Ano2-III.Obesidade-morbida.pdf>. Acesso em: 9 out. 2015.

MONTEIRO, Andreia; ANGELIS, Isabella de. Cirurgia bariátrica: uma opção de tratamento para a obesidade mórbida. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v 1. n 3. p 19-26. São Paulo, 2007.

NICARETA, Jean Ricardo. Comparação de cinco técnicas para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida com o BAROS Bariatric analysis and reporting outcome system. Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre ao Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2005.