VALE SONHAR: O DESPERTAR PARA O SONHO

Conteúdo do artigo principal

Amanda Delfino da SILVA
Roberto Akira Ozaki JÚNIOR
Laiane Barrientos PAVÃO
Fernando Sérgio Ferreira DIONÍSIO

Resumo

INTRODUÇÃO: A partir da década de 60, o início das relações sexuais se tornou cada vez mais precoce (KAHHALE, 1198). A gravidez não planejada na adolescência não significa perda de um sonho, mas apenas um atraso (CAMARANO, 1998). OBJETIVO: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência no projeto de vida. METODOLOGIA: Cada aluno recebeu uma folha dividida em duas partes A e B. Em seguida, cada aluno retirou um teste de gravidez de dentro do saquinho, quem tirasse o teste positivo, se considerariam grávidos mesmo sendo meninos. O educador enunciou a frase: O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que antes se tenha sonhado com ela - Senador Teotônio Vileta. Após a leitura foi explicado aos alunos que todos os seres humanos vivem de sonhos, pensam o que vão ser no futuro, e que pessoas que não tem sonhos são, muitas vezes, frustradas com sua vida. Foi solicitado aos alunos que respondessem à primeira questão que estava na parte A (Qual o meu sonho de vida profissional?). Respondida a questão, o educador pediu para que todos fechassem os olhos, pois agora eles viajariam para o futuro. Enquanto o educador lia uma história em voz alta, os alunos iam imaginando o seu futuro. Terminada a leitura, fez-se uma contagem regressiva para retornar ao presente, quando cada aluno abriu seus olhos lentamente e olhou o que estava ao seu redor. Por fim, pediu-se aos alunos que respondessem as questões da parte B. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Por meio desta atividade concluiu-se que a maioria dos alunos, tenham viajado grávidos ou não, conseguiram realizar o seu sonho de vida profissional, porém, uma gravidez na adolescência sem o planejamento pode dificultar a realização dos sonhos de um futuro profissional.

Palavras-chave: Vale sonhar. PIBID-Biologia/UNIFEV. Gravidez na adolescência

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

CAMARANO, A. C., 1998. Fecundidade e anticoncepção da população jovem. In: Jovens Acontecendo na Trilha das Políticas Públicas (Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, org.) pp. 109-133, Brasília: Comissão Nacional de População e Desenvolvimento.

KAHHALE, E. M. P., 1998. Mecanismos psíquicos da grávida adolescente. In: Obstetrícia Psicossomática (M. Zugaib, J. J. A. Tedesco & J. Quayle, org.), pp. 243-251, São Paulo: Editora Atheneu.