VALIDAÇÃO DO BIOJOGO DA MEMÓRIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Bruno Benhocci SANTANA
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO
Fernando Sergio Ferreira DIONISIO

Resumo

Introdução: O ensino de Biologia deve proporcionar aos alunos da Educação Básica oportunidades efetivas para que compreendam o dinamismo e a integração que caracterizam essa disciplina (BENEDETTI et al., 2005). É desejável, entretanto, que se assegure uma dinâmica de aula capaz de estimular o interesse dos alunos, sendo necessário variar as técnicas e as atividades de acordo com os conteúdos e as habilidades que se pretendam desenvolver (SONCINI e CASTILHO, 1990). Uma das principais vantagens dos jogos numa abordagem educacional é a de que os estudantes são participantes ativos ao invés de observadores passivos, tomando decisões, resolvendo problemas e reagindo aos resultados das suas próprias decisões (ZANON; GUERREIRO; OLIVEIRA, 2008). Objetivos: Propor a utilização do jogo pedagógico "Biojogo da Memória" como proposta de atividade lúdica, com a finalidade de trabalhar conceitos e conteúdos desenvolvidos em Biologia. Metodologia: As peças são postas com as figuras voltadas para baixo. A classe é dividida em grupos. Cada grupo elege um participante. O participante deve virar uma peça, mostra-la aos grupos e revelar de que estrutura biológica se trata. Se o participante errar, ele passa a vez para o outro grupo. Se acertar, tem o direito de virar a próxima peça e tentar marcar ponto. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, sendo passada a vez ao participante seguinte do mesmo grupo. Ganha o jogo o grupo que tiver mais pares. Resultados e Conclusão: Foi apresentada uma proposta do de um jogo educativo envolvendo conteúdos de Biologia. Espera-se que, ao ser aplicado, o jogo possa contribuir, de forma expressiva, para a melhoria da aprendizagem, da sociabilidade e da compreensão da interação entre os diversos conteúdos de Biologia, dos alunos que participarem deste projeto.

Palavras-chave: Pibid Interdisciplinar. Biologia. Biojogo da Memória.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BENEDETTI, J.; DINIZ, R. e NISHIDA, S. O jogo de representação (RPG) como ferramenta de ensino. Em: Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (org.), Anais, I Encontro Nacional de Ensino de Biologia e III Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES (pp. 385-388). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

FRANKLIN, S.; PEAT M. e LEWIS, A. Non-tradicional interventions to stimulate on: the use of games and puzzles. J. Biological Educ., 37 (2): 79-84, 2003.

ZANON, D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S. e OLIVEIRA, R.C. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, 13 (1), 72-81, 2008.