ASSOCIAÇÃO DO MÚSCULO ADUTOR DO POLEGAR COM DIFERENTES MARCADORES NUTRICIONAIS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Conteúdo do artigo principal

Isabela De Oliveira Ebert
Bianca De Paulo Raymundo
Lidiane Silva Rodrigues Telini

Resumo

A doença renal crônica (DRC) tem alta incidência e alta taxa de mortalidade. A hemodiálise (HD) é capaz de prolongar as condições de vida dos pacientes com DRC, mas ao mesmo tempo também provoca complicações no estado nutricional. Uma nova técnica é a avaliação da espessura do músculo adutor do polegar (EMAP), uma alternativa mais simples. Analisar a associação da EMAP e parâmetros nutricionais como, índice de massa corporal (IMC), avaliação subjetiva global (ASG), estimativa de ingestão proteica (PNA) e marcadores bioquímicos (creatinina e albumina) com os pacientes da hemodiálise. Estudo transversal, utilizando a EMAP, o questionário de ASG, dados antropométricos de peso (kg), altura (m), IMC e parâmetros bioquímicos de albumina (g/dL) e creatinina (mg/dL). Foi considerado significante valor de p<0,05. Foram avaliados 125 pacientes em HD. A idade média foi de 62 ± 11 anos. A EMAP apresentou boa sensibilidade com os valores da ASG (p=0,001), um estudo realizado por CAPOROSSI et al., 2010, também demonstrou correlação para o diagnóstico de desnutrição, outro marcador que obteve boa correlação foi a creatinina (p=0,051), mas ainda há uma escassez de estudos relacionando a EMAP com esse marcador. O IMC teve fraca associação com a EMAP (p=0,060), tendo em vista que o mesmo subestima o percentual de desnutridos nos pacientes em tratamento. O mesmo se observou no estudo de BRAGAGNOLO, et al. 2009, em que apenas 17,2% foram considerados como desnutridos. A albumina sérica também teve correlação negativa com a EMAP (p= 0,919), ficando com a maioria dos resultados dentro da normalidade, onde foi encontrado resultados parecidos no estudo de LIMA et al., 2016, em que 87,5% dos pacientes encontravam-se com o valor adequado. Outro resultado negativo foi a EMAP com o PNA (p=0,697), mas por ser um método novo faltam estudos que relacionam resultados desses dois marcadores. A EMAP é um método de fácil aplicação e baixo custo, mostrou associação entre a ASG e creatinina, sugerindo ser um bom marcador de diagnóstico nutricional.

Palavra-chave: Hemodiálise. EMAP. Diagnóstico nutricional.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRAGAGNOLO R., CAPOROSSI F.S., DOCK-NASCIMENTO D.B., AGUILAR- NASCIMENTO J.E. Espessura do músculo adutor do polegar: um método rápido e confiável na avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos. Rev Col Bras Cir.,v. 36, n.5, p.371-6, 2009.

 

CAPOROSSI , F. S.; BRAGAGNOLO, R.; NASCIMENTO, D. B. D.; NASCIMENTO, J. E. A. Espessura do músculo adutor do polegar como parâmetro antropométrico em pacientes críticos. Rev Bras Nutr Clin., v. 25, n. 1, p. 3-7, 2010.

 

LIMA, R. L. O.; ANDRADE, M. I. S.; DOURADO, K. F.; SANOS, C. M.; SANTIAGO, E. R. C.; BARBOSA, L. S. Associação do músculo adutor do polegar com parâmetros de avaliação nutricional em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Rev. Saúde Públ. Santa Cat., Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 54-68, set./dez. 2016.

 

PEREIRA, R. A.; CAETANO, A. L.; CUPPARI. L.; KAMIMURA, M. A. Espessura do músculo adutor do polegar como preditor da força de preensão manual nos pacientes em hemodiálise. J Bras Nefrol, v. 35, n. 3, p. 177-184, 2013.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS