AVALIAÇÃO DA TERAPIA FOTODINÂMICA NO TRATAMENTO DA ONICOMICOSE

Conteúdo do artigo principal

Danubia Cristina Sampaio
Weverton Júnior Marques Gomes
Catia Rezende

Resumo

A onicomicose é denominada uma patologia responsável por caracterizar infecções fúngicas que acometem as unhas. Trata se de uma micose que atinge principalmente as unhas dos pés devido ao ambiente úmido, escuro e aquecido encontrado dentro dos calçados um ambiente favorável para o crescimento deste agente que tem como principal fonte de nutrientes a queratina. O crescente aumento nos casos de micoses revela um grande problema de saúde pública que afeta cerca de 10% da população. O uso tradicional de medicamentos tópicos são considerados de difícil tratamento, com uso prolongado, elevado custo e diversos efeitos colaterais. Sendo assim, novas terapias vêm sendo estudadas, entre elas a laserterapia e a terapia fotodinâmica (TFD), que demostram ser eficientes além de minimizar os efeitos colaterais no tratamento. O presente estudo visou identificar o agente causador da micose e avaliar a eficiência da laserterapia e terapia fotodinâmica no controle do crescimento do patógeno. Foram cultivadas 24 amostras de pacientes em ágar Sabouraud Dextrose + cloranfenicol e incubadas a 27ºC por 48h ou até 15 dias antes de serem consideradas negativas. Após o período de incubação, os fungos filamentosos foram identificados pelas características macroscópicas e microscópicas, obtidas pelo microcultivo; já as leveduras foram identificação por provas bioquímicas. A interferência na velocidade de crescimento das leveduras foi avaliada pela laserterapia e terapia fotodinâmica. Para tanto, foi realizada uma suspensão em água destilada estéril comparada a escala 1 de McFarland. Posteriormente, 200 µl da suspensão foi misturada com 100 µl corante fotossensibilizador azul de metileno. Esta mistura foi diluída (1/10), em duplicata, sendo que uma diluição foi cultivada em ágar PDA a 27ºC por 24 horas e a outra irradiada em aparelho laser em frequência de 10J durante 2 minutos. Após a irradiação foram feitas diluições das amostras para 1/10 e 1/100 utilizando 10 µl da amostra e 90 µl de água destilada sendo incubadas nas mesmas condições citadas. Foram identificadas 11 espécies de fungos filamentosos e 7 espécies de leveduras. Houve um decréscimo de 100 % no crescimento das amostras de leveduras testadas através da terapia fotodinâmica com utilização do azul de metileno como fotossensibilizador. Conclui-se que a terapia fotodinâmica pode ser uma aliada terapia no combate a onicomicose, patologia muito comum na população brasileira.

Palavras-chave:  Onicomicose. Laserterapia. Terapia fotodinâmica (TFD).

 

REFERÊNCIAS:

 

MONTEIRO DA SILVA. J. L., DOIMO, G., FARIA. D.P. Uso de ondas de alta frequência no tratamento de onicomicose- comunicação preliminar de três casos. Araraquara, Brasil, Rev. Anais. Bras. Dermatol., 2011; 86(3): p. 598- 600.

 

PAULA, de LIGIE., da SILVA, J.L.M., FARIA, D.P. Tratamentos Alternativos para Onicomicose: Ondas de alta frequência e laser. Brasil, Revista Uniara. v.15. n. 2, dez, 2012.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS