CRIAÇÃO DO VÍNCULO NO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE SAÚDE COM ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Igor Soprani Toledo Moreira
Maisa Fugita Maekawa
Renan Henrique Dos Reis Cella
Yasmin Gomes Lourencini
Vera Lúcia Fugita dos Santos

Resumo

No Curso de Medicina da UNIFEV, a Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) é a Unidade Curricular que tem a responsabilidade didático-pedagógico-social de proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar a dinâmica do cotidiano de atenção à saúde dos indivíduos nos diferentes ciclos de sua vida, e assim analisar as diferentes possibilidades de ferramentas teórico-científicas disponíveis para melhor intervir e promover a saúde da população atendida. No 1º período do curso a Unidade Temática é a Adolescência. A definição mais simples de adolescência, segundo Porto (2014), é o período de transição entre a infância e a vida adulta. É um período marcado por vulnerabilidades, busca constante para encontrar sua real personalidade e mudanças corporais. Ao profissional de saúde é importante a percepção dessas vulnerabilidades, por meio das necessidades de saúde identificadas. Alguns autores organizam as necessidades de saúde em quatro grandes conjuntos de necessidades: boas condições de vida, acesso a toda tecnologia de saúde capaz de prolongar e melhorar a vida, vínculo e autonomia do paciente/cliente. O vínculo é a relação pessoal estreita e duradoura entre o profissional de saúde e o paciente, permitindo, com o passar do tempo, que os laços criados se estreitem e os mesmos se conheçam cada vez mais, facilitando a continuidade do tratamento; bem como uma aproximação mais efetiva entre o paciente e o profissional, de modo a se estabelecer relações de escuta, de diálogo e de respeito. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de evidenciar a importância vínculo no levantamento de necessidades de saúde dos adolescentes para obtenção de dados e futuras intervenções. Trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa envolvendo 33 alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Votuporanga-SP. Foram realizados cinco encontros com exposições dialogadas e posterior formação de grupos menores com dois acadêmicos e de cinco alunos por encontro, em média, para uma melhor interação e criação de vínculo. Por meio dessa metodologia, foi permitido o estabelecimento de um bom relacionamento e, consequentemente, a identificação de vários adolescentes usuários de narguilé e outras drogas lícitas e ilícitas, vida sexual desorientada e desprotegida e má alimentação. Além disso, foi observada uma grande evasão escolar, presença de adolescentes portadores de deficiência física e cognitiva e Síndrome de Down. A maior parte dessas informações foram transmitidas gradativamente de acordo com a criação do vínculo. Assim, enquanto graduandos, percebemos a importância do estabelecimento do vínculo na relação médico-paciente, com vistas na assistência integral e humanizada.

Palavras-chave: Adolescente. Vínculo. Saúde.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRUNELLO ME, et al. O vínculo na atenção à saúde: revisão sistematizada na literatura, Brasil (1998-2007). Acta Paul Enferm. 2010.

 

CECÍLIO, L.C.O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ; 2001.

 

FONSECA, F. F. et al. As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Revista Paulista de Pediatria. 2013.

 

PORTO, C. C. Semiologia Médica. 7ª edição. Guanabara Koogan, 2014.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS