IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE SEXUAIS DO ADOLESCENTE

Conteúdo do artigo principal

Isabele Armentano Sargi
Leticia Dombroski Benfatti Gonzalez
Luiz Antonio Assad de Sá
Venâncio Veneroni Martins
Sheila Adami Vayego

Resumo

A adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. É nesta etapa em que ocorrem várias mudanças no corpo, que repercutem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal da sociedade. Nesse período, marcado pela vulnerabilidade, o adolescente é facilmente influenciado pelo meio em que vive, manifestando comportamentos de risco, como o início da atividade sexual precoce, estando exposto a situações como gestação não planejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os transtornos, os conflitos e outras manifestações que acometem os jovens nesta fase de transição para a vida adulta merecem ser compreendidas como ações preventivas. O presente trabalho teve como objetivos relatar, pelos estudantes de medicina, a experiência da identificação das necessidades de saúde e do conhecimento sobre prevenção em saúde, em relação à sexualidade e às doenças sexualmente transmissíveis, em adolescentes, a partir do estabelecimento de vínculo e da escuta qualificada. A amostra de conveniência foi composta por 34 adolescentes, na faixa etária de 13 a 15 anos, sendo 13 meninas e 21 meninos, do 9º ano de uma escola estadual de ensino fundamental e médio de Votuporanga. A partir da temática ¿Sexualidade¿, foram desenvolvidas dinâmicas que incentivaram a educação em saúde, assim como questões relacionadas à sexualidade, como ciclo menstrual, cólica menstrual, tensão pré-menstrual (TPM), masturbação, DSTs, entre outros, polução noturna. Após realização das dinâmicas, percebeu-se, nesses adolescentes, a falta de instrução e de orientação em educação em saúde, principalmente sobre os assuntos referentes a atividade sexual e métodos preventivos, no âmbito da contracepção e risco às DSTs. Desta forma, foi possível evidenciar, com base no modelo biopsicossocial, a importância da interação ensino-serviço-comunidade no processo de educação em saúde permanente, a fim de enfrentar os desafios do cuidado à saúde, de acordo com os atributos da atenção primária.

Palavras-chave: Sexualidade. Adolescência. Doenças sexualmente transmissíveis.

REFERÊNCIAS:

 

FINOTTI, M. Manual de anticoncepção. São Paulo: FEBRASGO, 2015, p. 01 -143. Disponível em: < http://febrasgo.org.br/arquivos/ManualAnticoncepcao_web.pdf>. Acesso em: 24 de outubro de 2016.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Camisinha feminina. Biblioteca Virtual em Saúde, 2015. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/699-camisinha-feminina>.  Acesso em: 14 de novembro de 2016.

 

SAITO, M.I.; SILVA, L. E.V.; LEAL, M. M.. Adolescência: prevenção e risco. 2ª ed. São Paulo, Atheneu, 2007. 632p.

 

SERRA, A. S. L.; MILANI, F. M.; NETTO, T. L. F.. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Ministério da Saúde. v. 1, 2010. 32p. Disponível em: <file:///C:/Users/A.%20MARCOS/Downloads/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude%20(2).pdf>. Acesso em: 14 de novembro de 2016.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS