IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES DOS ADOLESCENTES: PRATICA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DO BAIRRO PARQUE DAS NAÇÕES EM VOTUPORANGA

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Larissa Ayumi Matunaga
Matheus Martins Orlandino
Raphael Alexandre Nucci Moreali
Fernanda Aparecida da Silva Fernandes

Resumo

A graduação em Medicina da UNIFEV tem como perfil do egresso, o profissional médico, com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, pautado em princípios éticos no processo de saúde e doença, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina de 2014. O curso é constituído pela unidade curricular Pratica de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC), a qual tem como objetivo aproximar precocemente o estudante de Medicina da realidade do Sistema Único de Saúde, da comunidade do território e dos profissionais de saúde da unidade e se compromete com a construção de uma educação médica pautada no compartilhamento de saberes, contemplando o quadrilátero da formação para a área

de saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com base nas Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde e Programa Saúde na Escola. O presente trabalho visa descrever o que foi realizado no primeiro semestre do curso de Medicina entre os meses de setembro a novembro do ano de 2016. O projeto apresenta atividades desenvolvidas com 31 alunos (entre 14 e 18 anos) do 1° ano do ensino médio da turma B, da Escola Estadual ¿Prof.a Maria Nívea Costa Pinto Freitas¿, localizada no Parque das Nações em Votuporanga-SP. O grupo consistia em 10 acadêmicos e 1 tutora, a qual tinha a função de orientar e acompanhar os discentes. O trabalho descrito possuía o objetivo de identificar as necessidades de saúde dos jovens, através de dinâmicas, e auxiliar para futuros projetos a fim de prevenir as mazelas sociais detectadas. Levando-se em conta o que foi observado concluímos que as necessidades de saúde dos adolescentes estavam relacionadas à falta de perspectiva de futuro, baixa autoestima, descompromisso dos alunos com a escola, desconhecimento sobre saúde, saneamento básico e vestibulares.

Palavras-chave: Adolescentes. Curso de Medicina. Necessidades de Saúde.

REFERÊNCIAS:

 

Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, 2010. Disponível em: http:// bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf. Acesso em: 27/09/2017

 

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27/09/2017.

 

Ministério da Saúde. Passo a passo PSE programa saúde na escola - tecendo caminhos de intersetorialidade. Brasília, 2011.

 

BRANDÃO, Edermeson Roque Malheiro; ROCHA, Saulo Vasconcelos; SILVA, Sylvia Sardinha. Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade: Reorientando a Formação Médica. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n4/a13v37n4.pdf. Acesso em: 27/09/2017.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS