INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE LEITE DE VACAS DA RAÇA JERSEY

Conteúdo do artigo principal

Aline Galo
Bhreenda Maria Bottura Amaral
Daniele Cristina dos Santos Bofo

Resumo

O projeto de iniciação científica desenvolveu-se em uma Estância especialista em genética Jersey, localizada no interior do Noroeste Paulista e no laboratório de Ciências Farmacêuticas e Bromatologia da UNIFEV. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da alimentação das vacas da raça Jersey tendo em vista a relação com qualidade do leite produzido. Em destaque foram analisado a pastagem, mais especificadamente o capim Brachiaria(Tifton 85), um gênero de gramíneas que se adaptou muito bem ao clima tropical e as condições do Brasil,na década de 60. A espécie é vigorosa e perene, resistente à seca, adaptando-se bem em regiões tropicais úmidas. A determinação da composição bromatológica do Tifton 85 seguiu as metodologias Adolfo Lutz (as amostras foram retiradas de três pontos diferentes diariamente, realizando em laboratório análises de nitrogênio (obtendo média de 0,74% em 1,000g de capim) e cinzas(obtendo média de 0,038% em 5,000g de capim )). O leite produzido também foi analisado, as amostras foram coletadas por um período de 30 dias contínuos, sendo assim realizadas análises físico-química (lipídeos, proteínas, acidez e cinzas) de acordo com a IN-62 do Ministério da Agricultura. Com os resultados obtidos foi possível concluir que a concentração de proteínas no leite analisado na sua maior parte estava dentro ou acima dos valores de referência, tendo algumas variações que acontecem devido ao rotacionamento na pastagem e também ao consumo do animal no dia, as análises de cinzas e acides do leite também na grande maioria estavam dentro dos valores de referência, já as análises de gordura demonstraram valores acima da média, sendo que as características visíveis já demonstravam ser um leite bem gordo. Com as análises foi possível concluir a influência da alimentação na qualidade do leite, as propriedades do capim no dia influência diretamente nas características desse, ou seja, os piquetes que apresentaram maior concentração de nitrogênio no capim resultaram em amostras de leite com maior teor de proteína. O projeto teve grande relevância na pecuária leiteira e conseqüentemente na qualidade do leite, assim o objetivo da pesquisa foi detectar erros, para conseguir eliminá-los e acrescentar idéias inovadoras e produtivas aumentando a satisfação tanto do produtor como do consumidor.

Palavras-chave: Análises bromatológicas. Leite. Tifton 85.

 

REFERÊNCIA:

 

CNPGL. Comunicado Técnico. Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento, 2002, apresenta texto sobre as principais espécies de Brachiaria utilizadas no país. Disponível em:<http://www.cnpgl.embrapa.br/totem/conteudo/Forrageiras_e_pastagens/Comunicado_Tecnico/COT22_As_principais_especies_de_braquiarias_utilizadas_no_pais.pdf>.Acesso em 10 de set. de 2016.

 

SBFGNOSIA. Ensino químico do leite. Disponível em<HTTP://www.sbfgnosia.org.br/Ensino/quimicadoleite.html>. Acesso em 10 de set. de 2016.

 

INMETRO. Legislação sobre qualidade do leite no Brasil apresenta os desafios de comprimento dos índices de qualidade do leite impostos pela instrução normativa N°62/2011. Disponível em:<HTTP://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/legislacao-sobre-qualidade-do-leite-no-brasil-mayara-souza-pinto.pdf>. Acesso em 10 de set. de 2016.

 

UNIVATES. Avaliação da qualidade do leite In Natura antes, após 30 e 60 dias de congelamento. Disponível em:<HTTPS://univates.br/tecnicos/media/artigos/alessandra.pdf>. Acesso em 10 de set. de 2016.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS