LEVANTAMENTO DO PERFIL LIPÍDICO DE HOMENS EM UMA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP

Beatriz Caroline de Oliveira Andre, Andreza Agostini Ferraciolli, Guilherme Eduardo dos Reis Cella, Adaléia Regina Pontes Sant`Ana Vazarin

Resumo


No ano de 2005, as causas de mortalidade na população masculina dos 15 aos 59 anos, foram distribuídas em cinco principais grupos em nível decrescente de porcentagem: causas externas, doenças do aparelho circulatório, tumores, doenças do aparelho digestivo e doenças do aparelho respiratório. Juntamente com a Atenção Primária, existe a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), ambos atuando para melhorar a Saúde do Homem. A PNAISH tem por objetivo geral a promoção da melhoria das condições de saúde do homem, e desse modo contribui para a redução da morbimortalidade enfrentando os fatores de risco por meio do fácil acesso aos serviços de assistência à saúde e suas ações. Um estudo realizado na comunidade de Virgem das Graças, área rural do município de Ponto dos Volantes, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil apresenta a prevalência de hipertrigliceridemia de 4,2%, hipercolesterolemia de 47,5% com LDL dos homens com 59,8% desejável, 21,4% limítrofe, 18,8% elevado e 22,9% de HDL alterado. Este projeto tem como objetivo primário pautado na promoção e prevenção da saúde dos homens acima de 20 anos da Vila Carvalho, comunidade rural de Votuporanga-SP, através de coleta de exames de sangue e rastreio do perfil lipídico afim de realizar diagnóstico precoce de hipercolesterolemia, assim como traçar fator de risco para doença aterosclerótica.  O presente trabalho é uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa e de caráter exploratório.

Palavras-chave: Saúde do Homem. Dislipidemia. Atenção primária de saúde.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. ¿ Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas ¿ Brasília: Ministério da Saúde, 2009.92 p.: il. ¿ (Série B. Textos Básicos de Saúde) Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde ¿ Coordenação de Vigilância em Saúde ¿ COVISA. ¿ São Paulo: SMS, 2005.

 

SILVA, Daniele A. et al . Distúrbios metabólicos e adiposidade em uma população rural.ArqBrasEndocrinolMetab,  São Paulo ,  v. 52, n. 3, p. 489-498,  Apr.  2008 .   Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000300009&lng=en&nrm=iso>. accesson  08  Nov.  2016.

 

XAVIER, H. T. et al. V DIRETRIZ BRASILEIRA DE DA ATEROSCLEROSE V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 101, n. 4, supl.1, p. 1¿20, 2013.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga