PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA UNIDADE DE SAUDE FAMILIA ¿DR. JAMILO ELIAS ZEINUTE¿ PARA O AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO ENTRE AS REDES DE ATENÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Mariana Bonadio
Beatriz Zambon Villas Boas
Bruno De Moraes Dolce
Carolina Akane Tukiyama
Regina Silvia Chaves de Lima

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para promover um acesso universal e igualitário ao usuário, baseado nas seguintes diretrizes: descentralização, atendimento integral, com prioridade nas atividades preventivas, sem prejudicar o atendimento assistencial e a participação da comunidade. Para que essas diretrizes sejam contempladas é necessária que a atenção primária seja efetiva e resolutiva, por isso foi criada a Atenção Primária a Saúde (APS). Em seguida, para atender os princípios constitucionais e mudar o modelo de assistência praticado, até o momento foi proposta a Estratégia Saúde da Família (ESF) que reorganizava as práticas na atenção básica, por meio do Sistema de Referência e Contra Referência em conjunto com acolhimento, clínica ampliada e o matriciamento dado como um suporte técnico oferecido por uma equipe multidisciplinar para as ações e para ampliar o campo de atuação do processo saúde-doença. Logo, sistemas de ordem de trabalho e núcleos de apoio foram sendo criados para otimizar os recursos do SUS e sua efetividade. Tendo como objetivo, este projeto teve como prioridade orientar os profissionais da saúde quanto ao funcionamento das redes de atenção a saúde, realizar capacitação dos profissionais das redes de atenção à saúde para que o trabalho seja realizado de modo integrado e encaminhamento dos pacientes as redes de atenção especificas. O projeto de intervenção é do tipo acadêmica com o objetivo descritivo-analítico, tendo como referência os dados bibliográficos que foi realizado na unidade de Saúde da Família ¿Dr. Jamilo Elias Zeinute¿, na cidade de Votuporanga/SP e incluiu os membros da equipe que integram a ESF da unidade e os pacientes presentes no local. Como as equipes de saúde diariamente lidam com pacientes que apresentam diversas necessidades de saúde, para isso, precisam ser encaminhados para redes de atenção, a fim de que sejam melhor assistidos, tendo em busca a resolutividade de seus problemas. A integração entre os diferentes níveis de atenção é, muitas vezes, precária e oferece pouca resolutividade. Então, para que a Atenção Básica consiga resolver as diferentes demandas, é necessária capacitação das equipes de saúde. O déficit na comunicação entre as equipes da ESF e equipes das RAS leva a um prejuízo no fluxo entre as Redes de Atenção do Município e por conseguinte, uma resolutividade inadequada. Por isso, a orientação e capacitação dos profissionais foram de suma importância para a unidade em questão e também como modelo para ser utilizado em outras Unidades de Saúde.

Palavras-chave: Intervenção. Referência e contra-referência. Atenção Básica.

 

REFERÊNCIAS:

 

Garuzi M, Achitti MCO, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(2):144¿9.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde)

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Rede Humaniza Sus. Referência e ContraReferência. Brasília, 2011. Disponível em: . Acesso em: 07 de out de 2015.

 

SANTA CATARINA. Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina. Sistema Único de Saúde (SUS). Gerências Regionais de Saúde. Diretrizes de Organização. Fpolis, 2006.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS