REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DA TERAPIA NUTRICIONAL NA DOENÇA DE CROHN (DC)

Conteúdo do artigo principal

Antonio Flavio Ferreira da Silva
Leticia Aparecida Barufi Fernandes

Resumo

A Doença de Crohn (DC) é uma patologia inflamatória, segmentar e assimétrica, apresentando lesões salteadas de origens desconhecidas. É mais encontrada por todo o trato digestivo, com maior prevalência no íleo, cólon e perianal. Os sintomas mais aparentes são diarreia superior a seis semanas acompanhada de melena, perda de peso e dores abdominais. Este trabalho visa realizar uma busca em bases científicas acerca dos aspectos clínicos e nutricionais da terapia nutricional envolvida no tratamento da Doença de Crohn (DC). A metodologia se constituiu em busca em bases de dados científicos como interligadas ao Google Acadêmico. O trabalho foi realizado a partir de uma leitura crítica acerca do tema, revisão de literatura, levando em conta, também, estudos práticos que foram realizados sobre a terapia nutricional na DC. O uso de terapias coadjuvantes associadas ao tratamento terapêutico nutricional e clínico têm se mostrado bastante promissor. A terapia envolvida consiste na adoção de práticas alimentares obedecendo às leis de quantidade, qualidade, harmonia e adequação dos alimentos, suplementação com arginina e glutamina, bem como, a utilização do suplemento específico para a patologia. Estudos com fitoterápicos como Curcuma longa L, Artemisia absinthium e Cannabis sativa também tem se mostrado bastante promissores. contudo, principalmente no âmbito dos fitoterápicos, mais estudos se fazem necessários acerca do tema. Assim, conclui-se que todas as terapias nutricionais são bastante valiosas como coadjuvantes no tratamento da DC, embora, principalmente com os fitoterápicos, mais estudos são, ainda, necessários.

Palavras-chave: Doença de Crohn. Terapia Nutricional. Alimentação.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE; Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas: volume 3. Brasília, 2014.

 

RODRIGUES, Sueleen Cristiane; PASSONI, Cynthia Matos Silva; PAGANOTTO, Mariana. Aspectos nutricionais na Doença de Crohn. Cadernos da Escola de Saúde, Nutrição. Faculdades Integradas do Brasil. N.01, Jul. 2008.

 

COQUEIRO, Fernanda Gomes. Características nutricionais e densidade mineral óssea em pacientes com Doença de Crohn. Escola de Nutrição. Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia. 2013.

 

FELISMINO, Ana Catarina Prates. Aplicação de fitoterapia como terapêutica coadjuvante e preventiva das doenças inflamatórias intestinais: colite ulcerosa e Doença de Crohn. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Algarve. Portugal. 2016.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS