USO DE LOUSA IMANTADA NO CENÁRIO DE PARTOGRAMA NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Barbara Grespan Vidotti, Beatriz Caroline de Oliveira Andre, Luanne Souza Oliveira Lopes, Otaide Flaviano de Sousa, Ana Silvia Ferranti Veiga de Mello

Resumo


No mundo contemporâneo vem-se tendo uma rápida propagação de informações e desenvolvimento científico, diante disso viu-se a necessidade de adequação do ensino e aprendizagem, sua passagem de passiva e absortiva para ativa e participativa. Uma forma de adequar essa aprendizagem foi a implantação de cenários de simulação realística na graduação de Medicina UNIFEV ¿ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA, afim de propiciar aos alunos ambientes semelhantes aos encontrados em situações profissionais, permitindo uma maior qualidade dessa aprendizagem de acordo com as necessidades e imprevistos reais. Uma forma de cenário de simulação realística foi a criação de uma lousa imantada de Partograma, que registra o início do trabalho de parto e seu avanço, de forma dinâmica para os alunos que realizam os controles da gestante e forneçam a conduta de cada situação, permitindo o desenvolvimento do conhecimento de forma mais consolidada.

Palavras-chave: Partograma. Metodologia Ativa. Simulação Realística.

 

REFERÊNCIAS:

 

ABREU, J. R. P. DE. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. p. 172, 2009.

 

ANJOS, K. F. DOS et al. Parto , Aborto e Puerpério: Assistência Humanizada à Mulher. [s.l: s.n.]. v. 13

 

BRANDÃO, C. F. S.; COLLARES, C. F.; MARIN, H. F. Realistic simulation as an educacional tool for medical students. Scientia Medica, v. 24, n. 2, p. 187¿192, 2014.

COSTA, R. R. DE O. et al. O Uso Da Simulação No Contexto Da Educação E Formação Em Saúde E Enfermagem: Uma Reflexão Acadêmica. Espaço para a Saúde, v. 16, n. 1, p. 59¿65, 2015.

 

MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; EZEQUIEL, M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde¿: debates atuais Active teaching-learning methodologies in health education¿: current debates. p. 2133¿2144, [s.d.].

 

O Partograma Parte I: Princípios E Estratégias. Revista chilena de obstetricia y ginecología, v. 72, n. 3, p. 11, 1999.

 

VARGA, C. R. R. et al. Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 291¿297, 2009.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga