USO DE LOUSA IMANTADA NO CENÁRIO DE PARTOGRAMA NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Barbara Grespan Vidotti
Beatriz Caroline de Oliveira Andre
Luanne Souza Oliveira Lopes
Otaide Flaviano de Sousa
Ana Silvia Ferranti Veiga de Mello

Resumo

No mundo contemporâneo vem-se tendo uma rápida propagação de informações e desenvolvimento científico, diante disso viu-se a necessidade de adequação do ensino e aprendizagem, sua passagem de passiva e absortiva para ativa e participativa. Uma forma de adequar essa aprendizagem foi a implantação de cenários de simulação realística na graduação de Medicina UNIFEV ¿ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA, afim de propiciar aos alunos ambientes semelhantes aos encontrados em situações profissionais, permitindo uma maior qualidade dessa aprendizagem de acordo com as necessidades e imprevistos reais. Uma forma de cenário de simulação realística foi a criação de uma lousa imantada de Partograma, que registra o início do trabalho de parto e seu avanço, de forma dinâmica para os alunos que realizam os controles da gestante e forneçam a conduta de cada situação, permitindo o desenvolvimento do conhecimento de forma mais consolidada.

Palavras-chave: Partograma. Metodologia Ativa. Simulação Realística.

 

REFERÊNCIAS:

 

ABREU, J. R. P. DE. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. p. 172, 2009.

 

ANJOS, K. F. DOS et al. Parto , Aborto e Puerpério: Assistência Humanizada à Mulher. [s.l: s.n.]. v. 13

 

BRANDÃO, C. F. S.; COLLARES, C. F.; MARIN, H. F. Realistic simulation as an educacional tool for medical students. Scientia Medica, v. 24, n. 2, p. 187¿192, 2014.

COSTA, R. R. DE O. et al. O Uso Da Simulação No Contexto Da Educação E Formação Em Saúde E Enfermagem: Uma Reflexão Acadêmica. Espaço para a Saúde, v. 16, n. 1, p. 59¿65, 2015.

 

MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; EZEQUIEL, M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde¿: debates atuais Active teaching-learning methodologies in health education¿: current debates. p. 2133¿2144, [s.d.].

 

O Partograma Parte I: Princípios E Estratégias. Revista chilena de obstetricia y ginecología, v. 72, n. 3, p. 11, 1999.

 

VARGA, C. R. R. et al. Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 291¿297, 2009.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS