A IMPORTÂNCIA DO DIALOGO DIARIO DE SEGURANÇA (DDS) EM CANTEIROS DE OBRAS

Conteúdo do artigo principal

Jozias Gomes Celestino
Bruno Kazuo Hara Nosse
Bruno Rafael Bernardo
Renato Ferrari Costa

Resumo

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionistas na Empresa, através da conscientização dos colaboradores. Tem como objetivo a realização de conversações de segurança nas áreas operacionais antes da execução do trabalho, possibilitando melhor integração entre o colaborador e a tarefa a ser realizada no dia através de um dialogo tecnico entre Chefias e colaboradores. Tem duração média de 05 (cinco) a 10 (dez) minutos, com leitura de temas relacionados aos trabalhos a serem realizados ou outros relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho tais como o passo-padrão e a analise preliminar de risco   (APR ). A responsabilidade pela execução do DDS é do Supervisor e ou técnico de segurança, Objetivando o conhecimento e as necessidades da prática do DDS nos canteiros de obras em especial no setor elétrico é o que nos inspirou a estuda-lo. Com o intuito de minimizar acidentes e principalmente conscientizar o colaborador de que ele é o maior patrimônio da empresa, mas principalmente da sua família. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, sendo que esta proporcionou o levantamento de dados e situações relacionadas ao tema em questão. Sendo o DDS é uma ferramenta cada vez mais utilizada na engenharia de segurança do trabalho, nas obras em gerais principalmente na construção civil por ser um dos setores que mais ocorre acidentes, escolhemos abordar o tema relacionado á área elétrica; Pois além de ser uma área extremamente complexa a eletricidade é inodora, invisível ao olho humano e pode ser fatal.  Simples e eficientes repasse de informações e dicas técnicas a respeito de segurança nas tarefas que serão realizadas naquele dia fazem o DDS uma ferramenta importante na prevenção de acidentes.

Palavras-chave: canteiro de obras. Medidas de proteção. Segurança em instalações elétricas.

 

REFERÊNCIAS:

FILHO, Edgar Duarte. Programa 5 minutos diários de segurança: saúde ocupacional e meio ambiente. 3 ed. Belo horizonte: 1999

 

FARIA, Herbert Bento. Formula Secreta para o DDS de Sucesso -- Rio de Janeiro: 2013

 

GONÇALVES, Danielle Carvalho; GONSALVES Isabelle Carvalho; GONSALVES Edwar Abreu. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho.  6. ed.  São Paulo : LTr, 2015.

 

SHERIQUE, Jaques. 126 DDS: Diálogos Diários de Segurança. São Paulo: LTr, 2012.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS