A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Conteúdo do artigo principal

Anali de Cassia Schincaglia
Priscila Leitner de Miranda
Marco Antonio Baldin

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar de forma concisa as informações necessárias para a elaboração de um orçamento de obras na construção civil assertivo e completo. De forma a efetuar um estudo criterioso sendo utilizada uma planilha orçamentária visando os custos de todos os materiais, mão-de-obra e equipamentos necessários para a execução do projeto a ser realizado, de modo a se obter alternativas mais viáveis economicamente, retornos do investimento e estabelecer o prazo da realização da obra. A utilização de um BDI, sobre o custo direto, e suas respectivas incidências é pela simples razão das propostas serem elaboradas em planilhas e os serviços serem baseadas nesta descrição, sendo necessário para o construtor diluir sobre todos os seus custos que não aparecem explicitados. Em outras palavras, sobre o custo direto de uma obra é necessária a aplicação de um percentual que represente o custo indireto, os impostos e o lucro. Para um orçamento bem sucedido é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado, isto porque é uma ferramenta importante para a tomada de decisão.

Palavras-chave: Construção Civil. Orçamento. Planejamento.

 

REFERÊNCIAS:

 

CARDOSO, J. G.; ERDMANN, R. H. Planejamento e controle da produção na gestão de serviços: o caso do hospital universitário de Florianópolis.  Anais. Salvador, 2001.

 

Tisaka, M. Orçamento na Construçao Civil - Consultoria, Projeto e Execução. Pini. Ed. 2. São Paulo, 2011.

 

Cardoso, R.S. Orçamento de obras em foco ¿ Um novo olhar sobre a Engenharia de Custos. Pini. São Paulo, 2009.

 

GONÇALVES, C.M.M. Método para Gestão do Custo da Construção no Processo de Projeto de Edificações. São Paulo, 2011.

<http://licitacoes.ufsc.br/files/2014/12/CARTILHA-TCU-REF-OBRAS-PUBLICAS-2014.pdf> Acesso em: 11 maio. 2017.

<http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/107/artigo298886-1.aspx> Acesso em: 13 de setembro de 2017.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS