DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MOBILE PARA AUXILIO E CONTROLE DO DIABETES

Conteúdo do artigo principal

Igor Guimarães Ribeiro
Patricia Salles Maturana de Souza

Resumo

O Diabetes é uma doença crônica, onde o corpo não tem uma produção eficaz de insulina ou não fornece nenhuma quantidade desse hormônio para o organismo, que por sua vez é responsável por promover a entrada da glicose nas células do corpo. Sendo assim, a falta de controle da doença ocasiona graves problemas de saúde em seus portadores. Existem milhares de diabéticos no mundo e com o passar do tempo o número de mortes por diabetes é cada vez maior, portanto é de se notar que os diabéticos estão com dificuldades em fazer um tratamento eficaz para ter o controle da doença. Este trabalho tem como finalidade a criação de um aplicativo para o auxílio no controle de Diabetes, dispondo de inclusão das glicoses captadas através do glicosímetro, sendo elas categorizadas de acordo com o horário que o usuário incluir o registro. A metodologia consiste no sistema que foi desenvolvido em Delphi e o banco de dados em SQLite, possibilitado gerar um aplicativo para as plataformas Android e IOS. Com os dados fornecidos são gerados relatórios, por meio de tabelas e gráficos, para apoiar o acompanhamento da doença, e através das categorias é possível observar em qual horário do dia o nível de glicose no sangue está alterado e assim modificar o tratamento. O projeto vai melhorar a qualidade do tratamento e facilitar os registros dos dados necessários para o controle e analise da diabetes.

Palavras-chave: Android. Delphi. Glicemia.

 

REFERÊNCIAS:

 

BOOCH, Grady; JACOBSON, Ivar; RUMBAUGH, James. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

 

DUARTE, William. Delphi para Android e IOS Desenvolvendo Aplicativos Móveis. Rio de Janeiro: Brasport, 2015

 

PIRES, Antonio Carlos; CHACRA, Antonio Roberto. A Evolução da Insulinoterapia no Diabetes Melito Tipo 1. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia v.52 n.2 São Paulo mar. 2008

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Hiperglicemia. Disponível em: < http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/hiperglicemia > Acesso em: 12 mar 2017.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS