LAYOUT NO SETOR HOSPITALAR

Conteúdo do artigo principal

Thais Borges Jorge
Erik Ricardo De Almeida Garcia
Giovana Raissa Souza dos Santos
Sileno Marcos Araújo Ortin

Resumo

O layout é a orientação espacial de uma produção, seja esta um serviço ou um produto. Todos os passos dentro da empresa se dão por meio do layout, tornando-o um facilitador da produção. Quando se estuda o setor hospitalar, além das dificuldades de execução, consideram-se os aspectos psicológicos dos clientes envolvidos no processo que envolve a produção de exames, consultas e diagnósticos que são realizados em grandes números diariamente. O objetivo deste estudo é apresentar problemas de layout para o setor hospitalar e os possíveis métodos para encontrar uma solução. No que diz respeito aos tipos de layout, as formas diferentes de disposição básicas estão aquelas em que se considera como fator principal o fluxo de pessoas, como no caso da produção de serviços, e aquelas em que se considera como básico o fluxo de produtos, como em uma empresa de bens. Dessa forma é possível identificar que em alguns setores do mercado, como o setor hospitalar, não há como dispor equipamentos e pessoas, otimizando o layout, o principal fator considerado no setor hospitalar é o fluxo de informações. Por se tratar de um setor com grande fluxo de pessoas o setor hospitalar necessita de planejamento. Juntamente com o fluxo de informações como princípio para a orientação espacial é necessário observar as condições dos clientes do setor hospitalar, muitos necessitam de acompanhantes e estão em momentos de estresse. Os ambientes conturbados impactam diretamente gerando atrasos nos processos que envolvem áreas que estão dispostas de maneira não interligada, mas que fazem parte de um mesmo processo. A resolução do problema de layout ocasionado pela má localização de alas e setores pode acontecer por meio de análises em nível micro e nível macro. A nível micro busca-se um parâmetro entre os dados de maneira que estes possam ser agrupados juntos ou separados. A nível macro a técnica de Planejamento Sistemático de Layout, busca indicar a melhor opção para o layout, pela disposição de dados de maneira ordenada com o propósito de analisar a necessidade de proximidade física das atividades. Concomitantemente a disposição física em um setor hospitalar está a necessidade de sinalização de forma clara e explícita, isso permite boa orientação e maior agilidade. As técnicas possibilitam que melhorias sejam feitas progressivamente, de acordo com retornos de maneira cíclica ao longo do tempo e do surgimento de problemas.

Palavras-chave: Layout hospitalar. Fluxo de informações. Planejamento.

 

REFERÊNCIAS:

 

BENITEZ, G. B; FOGLIATTO, F. S. Estudo de layout e avaliação de desempenho na área hospitalar. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

 

FERNANDES, G; STRAPAZZON, F; CARVALHO, A. D. P. Layout de empresas e seus benefícios. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Salvador, 2013.

 

RANGEL, M; MONT¿ALVÃO, C. Avaliação do desempenho do layout e da sinalização de uma unidade hospitalar. Ação Ergonômica. Revista Brasileira de Ergonomia, v.6, n.1, 2011.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS