MOTOR STIRLING

Conteúdo do artigo principal

Carlos Daniel Gomes de Oliveira
Vinicios Alves de Aguiar
Vitor Cabelo Piloto
Otacilio Donisete Franzini

Resumo

Neste projeto usamos um motor stirling do tipo gama para demonstrar a conversão de energia térmica em energia cinética para a construção deste projeto foi utilizado materiais recicláveis como estrutura e funcionamento foi utilizado latas de refrigerante como cilindro, cabeçote e suporte para o virabrequim que é movimentado através de um pistão feito com palha de aço. O movimento se inicia a partir do momento em que o cilindro é aquecido, fazendo com que o ar quente seja direcionado para uma bexiga acoplada no cilindro para que seja inflada transferindo movimento para o virabrequim o mesmo direciona o movimento pra baixo comprimindo o ar no cilindro e direcionando para bexiga outra vez dando inicio a um ciclo que continua até que seja retirada a fonte de calor. Nesse experimento também estamos relatando alguns fatos sobre o surgimento do ciclo de stirling e o processo de construção. Concluímos que após terminarmos alguns testes, tivemos um ótimo resultado do protótipo que funcionou perfeitamente assim podemos analisar que mesmo utilizamos diferentes tipos de combustíveis a velocidade não se alterou, a única alteração obtida, foi que dependendo o combustível a temperatura pode alcançar o ponto de fusão da lata comprometendo assim o motor.  E outra observação foi que o protótipo apesar de estar aquecido não tem movimento inicial é necessário que seja dada a partida dando um impulso no volante para que se inicie o ciclo.

Palavra-chave: Motor Stirling. Ciclo de Stirling. Motor de ar quente, motores de combustão externa.

 

REFERÊNCIAS: 

 

FILHO, Guilherme, Filippo. Livro: Maquinas Térmicas Estáticas Dinâmicas-Fundamentos de Termodinâmicas- Características Opcionais e Aplicações, 1ª Edição, Editora:Erica, 2014.

 

AFONSO, Clito, Livro: Termodinâmica para Engenharia, 1ª Edição, Editora: FEUP, 2012.

 

 BARROS, R,W. Avaliação Teórica e experimental do Motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis.Itajubá,2005. 143 p. Dissertação ( Mestrado em Conversão de Energia)- Instituto de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá. 2005.

 

VALDEZ, L, S, P., BARON,J., Desing and construction of a Stirling engine prototype. Renewable and sustainable Energy Reviews, v. 10,p. 121-142, 2007.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS