TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AOS PROCESSOS DE COMPRAS

Conteúdo do artigo principal

Larissa Oliveira Silva
Amanda Carvalho dos Santos
Neli Regina da Silveira

Resumo

As empresas, para se manterem competitivas no mercado, tendem a investir na integração de seus processos produtivos para que possam permanecer no segmento que atuam. Várias inovações tecnológicas se tornaram imprescindíveis para o processo de integração dos vários setores da empresa, uma vez que possibilitam redução de tempo e custos na execução dos processos. O setor de compras pode contribuir para que uma empresa permaneça competitiva e desempenha um papel importante dentro das organizações. O setor de compras não implica mais em apenas comprar ou adquirir itens, mas passou a ser parte estratégica das empresas que pretendem continuar participando do mercado de hoje e do futuro, uma vez que as organizações cada vez mais focadas em competitividade, estão valorizando mais essa função compras, considerando-a como uma aliada que pode interferir na redução de gastos com a obtenção dos materiais certos, nas quantidades corretas, no horário estipulada da entrega e no preço mais vantajosos.  O seguinte trabalho tem em seu desígnio uma discussão teórica sobre as tecnologias aplicadas aos processos compras, apresentando ferramentas eletrônicas que tornam o processo de compras mais eficiente.

Palavras-chave: Inovação Tecnológica. Logística. Compras. Plataformas eletrônicas.

 

REFERÊNCIAS:

 

BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.

 

BALLOU, R. H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

COSTA, R. F. Tecnologia da Informação aplicada à Logística na Estratégia Empresarial. Disponível em: <http://fatecsaocaetano.edu.br/fascitech/index.php/fascitech/article/view/33> Acesso em: 11 mar. 2017.

 

DIAS, Marco A. P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

DIAS, Marco A. P. Administração de Materiais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

 

FRANCO, G; VALE, L.  A importância e influência do setor de compras nas organizações. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1004> Acesso em: 11 mar. 2017.

 

MARTINS, P. G; PETRONIO, R. C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

 

MORAES, A. Gestão de Compras. Apostila do Curso de Administração Industrial. CEFDET. Rio de Janeiro: 2005.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS