TESTE DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO

Conteúdo do artigo principal

Caio Roberto Ribeiro Costa
Ana Klara Amaral da Silva
Mariane Lima de Oliveira
Otacilio Donisete Franzini

Resumo

A resistência de material depende de sua capacidade de suportar a carga sem deformação excessiva ou ruptura, um dos testes mais importantes a realizar nesse sentido é o teste de tração e compreensão conforme a lei de hooke, o qual é feito um corpo-de-prova do material, com formato e tamanho padronizados. Onde utilizando a lei de hooke, com grandes variedades de forças interagindo, sendo tal caracterização um trabalho de caráter experimental. Sendo entre essas forças que se interagem, as forças ¿mais notáveis¿ são as forças elásticas, ou seja, forças que exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformação. Devido a tal motivo, é interessante ter uma ideia do comportamento mecânico presente nos sistemas elásticos. Os corpos perfeitamente rígidos são desconhecidos, visto que em todos os experimentos realizados até hoje sofrem deformação quando submetidos a ação de forças, entendendo-se por deformação de um corpo. Com objetivos de discutir os conceitos básicos de tensão e deformação e fazer uma análise dos dados obtidos no ensaio e dados informados pelo fabricante, utilizando aço ca-50 de 6.3 mm como corpo-de-prova. Na máquina de testes já se obtém alguns dados ali mesmo, tendo afim dados parecidos com os informados pelo fabricante, e mostrando que o material foi mais resistente que o esperado, suportando 738.36 MPa, 238.36 a mais que o esperado segundo dados dos fabricantes, concluindo que o material foi mais resistente que o esperado, se caracterizando um material dúctil.

Palavras-chave: Tensão. Compreensão. Aço.

 

REFERÊNCIAS:

 

Diferraço. Aço CA50. Disponível em: < http://diferraco.com/produto/aco-ca-50-ca-60>. Acesso em 05 de nov. 2017.

 

Universidade federal de pelotas. Centro de engenharias. Capitulo 3, propriedades mecânicas dos materiais. Disponível em: < http://wp.ufpel.edu.br/alinepaliga/files/2014/08/Cap%C3%ADtulo-3.pdf>. Acesso em 05 de nov. 2017.

 

Departamento de física UFJF. Lei de hooke. Disponível em: < http://fisica.ufjf.br/~takakura/lab-fis1/aula6>. Acesso em 05 de nov. 2017.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS