UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRONOANÁLISE EM UMA EMPRESA MOVELEIRA

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Menóia Garcia
Isabela Parrete Segura
Neli Regina da Silveira

Resumo

Em um mercado altamente competitivo, é necessário que as empresas conheçam seus sistemas produtivos e encontrem a melhor maneira de realizar as suas atividades, desenvolvendo métodos de fabricação a fim de melhorar e controlar os seus processos produtivos e aumentar a sua produtividade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a importância da cronoanálise e suas possíveis aplicações na administração de um sistema produtivo, evitando o aparecimento de gargalos e a baixa produtividade. Foi realizado um estudo de caso de aplicação da cronoanálise em uma indústria moveleira do interior de São Paulo, região que integra o polo moveleiro do noroeste paulista, neste estudo, a cronoanálise foi aplicada para programar, controlar e dimensionar a capacidade da produção, além de auxiliar na precificação do produto final. Os resultados alcançados através da utilização desta ferramenta foram o aproveitamento de 100% da capacidade produtiva no setor de montagem da empresa em estudo, acabando com a ociosidade dos colaboradores; melhorar o controle da produção e rápida identificação dos atrasos de produção nos setores, possibilitando a tomada de decisões para não comprometer o processo produtivo posterior; e a definição do custo de mão de obra direta dos produtos para cada etapa da produção. Tendo em vista os aspectos observados, este trabalho é de grande relevância para as empresas que buscam melhorar a gestão dos seus processos e se tornar mais produtivas e competitivas em relação ao mercado.

Palavras-chave: Capacidade produtiva. Cronoanálise. Industria Moveleira.

 

REFERÊNCIAS:

 

ALMEIDA, Bruno Fernandes Oliveira de. Método da elaboração de folha de processos em sistemas de manufatura. 2009. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2009_1_Bruno-Fernandes.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2017.

NAVARRO, Alexandre; ROCHA, Juliana Aparecida Vieira da. A importância da capacidade produtiva e cronoanálise para empresas do pólo moveleiro de Ubá. IX Simpósio acadêmico de engenharia de produção, Viçosa, p. 1-8, nov. 2014.

 

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração de Produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

 

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3ª edição, São Paulo: Atlas, 2009.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS