USO DE IMPRESSORA 3D COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA

Conteúdo do artigo principal

Fernando Ribeiro Guimarães
Patricia Salles Maturana de Souza

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de construir uma impressora 3D e demonstrar a sua eficiência como ferramenta de trabalho nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, que se veem obrigados a disputar um mercado cada vez mais competitivo onde qualquer diferencial pode ser crucial para se fechar um negócio. A impressora foi construída tendo como base um modelo já conhecido no mercado. A metodologia empregada consiste em métodos não empíricos, por meio de pesquisas em websites, livros e artigos. O objetivo principal do projeto é mostrar que a tecnologia de impressão 3D pode aumentar a qualidade de projetos que exijam a apresentação de maquetes, reduzir o tempo gasto na confecção da mesma, fazendo com que o profissional possa redirecionar maior parte dos esforços para outras partes do projeto. Possibilita ainda que o profissional que estiver fazendo uso da tecnologia de impressão 3D tenha uma maior comodidade, já que o processo de impressão é quase todo automatizado, requerendo atenção apenas no início e final do processo de impressão. Essa impressora 3D faz uso de softwares livres e está disponível no mercado em diversos modelos, cada um atendendo a uma necessidade específica. Essa tecnologia não requer grandes conhecimentos operacionais, pois o software utilizado possui uma interface simples e intuitiva.

Palavras-chave: Impressora 3D. Tecnologia. Maquete. Eficiência.

 

REFERÊNCIAS:

 

CAMPOS, EMANUEL, Prototipagem rápida: definições, conceitos e prática. - 1a ed. - Buenos Aires : Delearte Emcampos, 2011.

 

CUNICO, Marlon Wesley Machado, Umpressoras 3D: O novo meio Produtivo / Marlon Wesley Machado Cunico; Concep3D Pesquisas Científicas Ltda; Curitiba, 2014.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS