A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO EMPRESARIAL BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Adilson Raimundo Gomes
Amanda Carolina Previ
Luciano de Sousa Ferreira

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo central analisar o processo de constituição da contabilidade como ciência, bem como os seus avanços e contribuições para o desenvolvimento econômico e avanço das organizações empresariais de diferentes setores da atividade produtiva. A contabilidade constitui-se em um instrumento eficaz de aferição de informações financeiras e contábeis que permite ao empresário conhecer os aspectos positivos da empresa, bem como os potenciais riscos impostos pelo cenário econômico ao seu funcionamento adequado e lucrativo. O planejamento estratégico representa uma das grandes armas do empresário para garantia de desenvolvimento, para isso é necessário que sejam utilizados diferentes instrumentos contábeis que propiciem a configuração de diagnósticos empresariais e política de novos investimentos. A ocorrência de grandes gargalos nas contas das empresas também pode ser antecipado e coibido por meio da realização de uma análise contábil eficaz. Ou seja, é por meio da Contabilidade que se obtêm as informações fundamentais para o balanço de sua empresa ao final de um período determinado, destacando-se informações como quanto vendeu e recebeu, quanto comprou e efetuou pagamentos, os seus débitos e os seus créditos, além dos pagamentos com despesas com funcionários e tributos. Para a realização deste trabalho utilizou-se de consulta a livros, a revistas e a sites de referência no assunto, sendo então o trabalho executado por meio da revisão constante da literatura nacional sobre o tema.

Palavras-chave: Contabilidade. Empresa. Análise contábil.

 

REFERÊNCIAS:

 

ADRIANO, S. Contabilidade geral 3D. Salvador: Juspodivm, 2016. ALMEIDA, Maria Somalia Teixeira. Contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas. Belo Horizonte: ICEG, 2007. ASSAF NETO, Alexandre Assaf. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômicofinanceiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

ASSESSORIA CONTÁBIL E CONSULTORIA EMPRESARIAL. A importância da contabilidade para a gestão financeira. 2016. Disponível em: http://accecontabilidade.com.br/importancia-da-contabilidade-para-gestao-financeira/. Acesso em; 10 ago. 2017.

 

ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS. Demonstrações Contábeis: Elaboração e apresentação de acordo com as normas contábeis. São José do Rio Preto, 2017. Disponível em: http://www.assescrip.com.br/capa.asp?infoid=4823. Acesso em: 20 ago. 2017.

 

BEUREN, Ilse Maria; RENGEL, Silene; RODRIGUES JUNIOR, Moacir Manoel. Relação dos atributos da contabilidade gerencial com os estágios do ciclo de vida organizacional.Innovar, Bogotá , v. 25, n. 57, p. 63-78, jul. 2015 Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512015000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2017.

 

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade geral básica. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2005.

 

BRIZOLLA, Maria Margarete Brizolla. Contabilidade gerencial. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2008. BRASIL. Lei 6.404/76: Lei das Sociedades por Ações. Brasília, DF, 1976. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6404compilada.htm. Acesso em 20 jul. 2017

 

CASSARRO, Antonio Carlos Cassarro. Sistemas de informações para tomada de decisões. São Paulo: Cengage Learning, 1999. CHÉR, Rogério. A gerência das pequenas e médias empresas. São Paulo: Alta Borges, 1991.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS