A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO E DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA NA TOMADA DE DECISÕES EM UM HOSPITAL DO TERCEIRO SETOR

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Kyoshi Sato
Evandro Carlos Magno
Idineu Possoni Junior

Resumo

A Ciência Contábil em sua vasta área de atuação tem um importante e fundamental papel na sociedade como um todo, por meio dela é possível mensurar o patrimônio de uma entidade e saber de que forma é gerida determinada organização. Dentre os diversos ramos da contabilidade, essenciais no desenvolvimento das atividades nas organizações se destacam duas ferramentas de trabalho que auxiliam tanto os profissionais que atuam no dia-a-dia na gestão financeira como também a diretoria em suas tomadas de decisões, essas ferramentas são chamadas de: Fluxo de Caixa Financeiro e a Demonstração de Fluxo de Caixa ¿ DFC. O terceiro setor é composto por diversas entidades que não tem fins lucrativos e um dos seus principais objetivos é preencher a lacuna deixada pelo setor público (primeiro setor) e privado (segundo setor). Muitas vezes com uma missão social, essas entidades necessitam de uma transparência e responsabilidade em sua gestão, justamente pelos seus valores e objetivos e pela confiança que a sociedade deposita nessas instituições, pois em muitos casos recebem repasses de dinheiro público. Diante do exposto, este trabalho vem apresentar os benefícios do uso dessas ferramentas para uma gestão eficaz, tomando como base o objeto de estudo para este trabalho, além de pesquisas bibliográficas, um hospital filantrópico localizado no noroeste do estado de São Paulo. Basicamente as Demonstrações do Fluxo de Caixa são obrigatórias, e se tratando de um hospital filantrópico que trabalha junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar ¿ ANS, tem suas peculiaridades para se enquadrar aos padrões exigidos e regulamentados. O resultado deste trabalho mostra que é indispensável o uso destas ferramentas de gestão e controle financeiro por profissionais capacitados para atingir o planejamento estratégico adotado pela diretoria e fornecer gestão de qualidade visando beneficiar a sociedade em que uma entidade presta seus serviços.

Palavras-chave: Fluxo de caixa financeiro. Demonstração do fluxo de caixa. Terceiro setor.

 

 

 

REFERÊNCIA:

 

OLAK, Paulo Arnaldo e NASCIMENTO, Diogo Toledo do. Contabilidade para Entidades sem Fins Lucrativos (Terceiro Setor) 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 231p.

 

YOSHITAKE, Mariano e HOJI, Masakasu. Gestão de tesouraria: Controle e analise de transações financeiras em moeda forte. São Paulo: Atlas, 1997. 254p.

 

HOSPITAL FINANCIAL MANAGEMENT. Planejamento das Operações Financeiras do Hospital - SW ASSOCIADOS 119p.

 

CAMPOS, Ademar F. Demonstração dos fluxos de caixa. São Paulo: Atlas, 1999.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS