A RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA PERSPECTIVA DO CLIENTE E DO PSICOTERAPEUTA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA

Conteúdo do artigo principal

Lethícia Dias Gomes
Felipe Pereira Gomes

Resumo

A relação terapêutica define-se pela vinculação entre terapeuta e cliente, propiciando mudanças que visam diminuir o sofrimento dele, independente da abordagem a ser utilizada. Indicativos de bons resultados em terapia estão ligados à relação estabelecida entre o terapeuta e o cliente, indicando que, havendo uma boa relação, o cliente se sentirá confiante para expor aspectos que causam sofrimento e angústia e o terapeuta conseguirá fazer intervenções efetivas. O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da relação terapêutica entre terapeuta e cliente de uma Clínica Escola do noroeste paulista, visando analisar quais as percepções do terapeuta e do cliente a respeito da relação terapêutica. Adicionalmente, buscar-se-á avaliar como a qualidade da relação terapêutica se altera entre o estágio inicial e um estágio mais avançado da terapia. Para esta investigação foi utilizados os inventários CALPAS-T e CALPAS-P, que são instrumentos voltados à avaliação da relação terapêutica, sendo um aplicado com o cliente e o outro com o terapeuta, de forma individual. Os resultados encontrados apontam para uma discrepância entre o que o terapeuta e o cliente avaliam sobre a qualidade da relação terapêutica. Os clientes apresentaram uma melhor avaliação da relação terapêutica do que os terapeutas. A análise preliminar dos resultados sugere que a discrepância na avaliação se deva ao fato de os clientes iniciarem a terapia com uma alta expectativa e ao acolhimento proporcionado pelos terapeutas. Por outro lado, o terapeuta em supervisão teria mais condições de fazer uma avaliação mais precisa da relação.

Palavras-chave: Relação terapêutica. Terapeuta. Cliente.

 

REFERÊNCIAS:

 

ALVES, N. N. F.; ISIDRO-MARINHO, G. Relação terapêutica sob a perspectiva Analítico-Comportamental. In: FARIAS, A. K. C. R. (Org.). Analise comportamental clinica: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre, 2010. Ed. Artmed.

 

LIMA, E. R. O papel da relação terapêutica para o sucesso da terapia. 2007. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) ¿ Faculdade de ciências da saúde FACS, Centro universitário de Brasília UniCEUB, Brasília, 2007.

 

MEYER, S.; VERMES, J. S. Relação terapêutica. In: RANGÉ, B (Org.). Psicoterapias cognitivo- comportamentais: Um dialogo com a psiquiatria. Porto Alegre, 2001, p. 101-110.

 

GUILHARDI, H. J. Resistencia do cliente a mudanças. Instituto TCR, 2002. Disponível em: <http://www.itcrcampinas.com.br/textos_tcr.html>. Acesso em: 13 abr. 2016.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS