ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DO PROJETO

Thalia de Araujo, Samya Kitada Silva, Talita Pereira Dias, Anderson Bençal Indalécio

Resumo


A contação de histórias é um elemento essencial para a formação da criança pois contribui para o desenvolvimento da fala, escrita, criatividade, imaginação e interação. Por meio do projeto: Contação de Historias vinculado ao PIBID na cidade de Votuporanga, é possível despertar o prazer pela leitura, promover o senso crítico, desenvolver conceitos e valores que colaboram para a formação da personalidade da criança garantindo o desenvolvimento de habilidades necessárias que serão uteis à vida futura da mesma. Além disso, possibilita o contato direto com livros estimulando a criatividade, linguagem oral, escrita e visual, sentidos e emoções. Com isso, inclui-se na perspectiva de desenvolver um relato de experiência com base no projeto de contação de historias visando levar as crianças a ler de modo lesto e compreendendo o que se lê, ser criativo ao produzir uma história, interpreta-la em um sentido mais amplo, e passar a dispor de um interesse viável pela leitura em geral. Para tanto, participaram do projeto 13 crianças do ensino fundamental de idade entre 7 a 10 anos (series iniciais). A partir disso foram utilizadas a oralidade e a escrita, pintura e colagem, além da leitura compartilhada. Com os seguintes temas: Família, amizade, criatividade, convívio com o diferente, valores e conceitos. Além disso atividades como: movimento, dramatização que são desenvolvidos a partir dos livros de literatura infantil, fantoches, com a utilização dos materiais: folha, lápis de cor, tinta guache, giz de cera, tesoura, cola, papeis em geral, etc. Pode-se perceber um interesse funcional pela leitura que foi desenvolvido após as atividades de leitura compartilhada, a motivação de trabalhar em grupo, ampliamento do vocabulário de palavras, melhora na escrita, companheirismo, melhor interpretação das histórias, aumento da criatividade, enfim o que antes era apenas uma obrigação escolar tem se tornado um ato prazeroso. Zuenir Ventura ressalta "A leitura é fundamental para o desenvolvimento da educação. No entanto, não pode ser encarada apenas como um dever. Quando vista como prazer, pode ser ainda mais produtiva e gostosa.A porta para o mundo encantado da literatura que pode te levar a conhecer mundos desconhecidos. Fico com muita pena das pessoas que fecham esse caminho." Em vista disso apesar dos desafios, esses que tem uma ligação enorme com os resultados, conclui-se que o andamento do projeto está trazendo um presente aperfeiçoamento dessas crianças. O prazer é a principal essencia que garante a formação de leitores e conhecedores do mundo ao seu redor.

Palavras-chave: Leitura. Lúdico. Contação de historia.

 

REFERÊNCIAS:

 

ABRAMOVICH, Fannu. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

 

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006.

 

PROJETO, Heloísa, Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.

 

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga