COMUNICAÇÃO INTERNA NAS EMPRESAS: A EXPERIENCIA DA SAEV AMBIENTAL

Conteúdo do artigo principal

Danilo Fernando Paulicena
Vera Lucia Guimarães Rezende

Resumo

A visibilidade de uma marca ou serviço passa pela qualidade do ambiente organizacional da empresa. Daí a importância da Assessoria de Comunicação na gestão de informações e de pessoas, uma vez que ela estimula o engajamento dos funcionários divulgando de forma integrada valores e missão, mediando a troca de ideias por meio de diferentes mídias. O presente trabalho faz uma reflexão sobre estas ferramentas junto ao público interno corporativo, para demonstrar como tais ações contribuem para melhoria das relações interpessoais, alavancando a qualidade do trabalho rumo ao cumprimento de metas e alcance de resultados pelos colaboradores. Buscou-se ainda compreender como o trabalho interno de comunicação atua na formação da cultura organizacional de uma companhia. Para realizar este estudo, analisou-se o ambiente da Saev Ambiental, autarquia responsável pelo abastecimento de água, tratamento de esgotos e meio ambiente da cidade de Votuporanga. O desafio foi identificar a melhor forma de realizar a comunicação com um público interno heterogêneo formado em sua maioria por colaboradores da área operacional. Para traçar o perfil dos colaboradores da autarquia e entender as necessidades e dificuldades que a empresa tem na comunicação com seu time, foi realizada uma pesquisa qualitativa junto aos funcionários. Os resultados apontaram para a necessidade de uma reorientação nas atuais ações de comunicação, visando suprir demanda de um fluxo mais direto de informações da empresa para as equipes que realiza trabalhos externos. O resultado desta pesquisa foi o desenvolvimento de um plano de comunicação que prioriza a troca de conhecimentos entre todos os setores e cargos, desde a diretoria, até os técnicos operacionais, fiscais e leituristas. A implantação do projeto deverá proporcionar ambiente livre de ruídos comunicacionais, referente às informações e ações da companhia, ao levar um canal de conhecimento para o colaborador, alinhando-os com os valores da autarquia.

Palavras-chave: Comunicação Interna. Plano de Comunicação. Colaboradores. Saev Ambiental.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional. 2. ed. ver. e atual. Brasília: Casa das Musas, 2012.

 

FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Summus, 2009.

 

MAFEI, Marister; CECATO, Valdete. Comunicação Corporativa: gestão, imagem e posicionamento. São Paulo: Contexto, 2011.

 

MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a imprensa. São Paulo: Contexto, 2009.

 

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional. 2. ed. São Paulo: Summus, 1986.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS