CUSTO NA FABRICAÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA ATRAVÉS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO NO REGIME DE LUCRO PRESUMIDO

Conteúdo do artigo principal

Jhonatan Chiquetto Virtuoso
Jamil Henrique de Mello
Yoschimi Oka

Resumo

Este trabalho tem como alvo abranger o custo para fabricação de um único produto, um aparelho de ginástica. Pretende-se, pois, refazer esse custo com as informações obtidas através de pesquisa dentro da indústria e estudos em sala de aula, com este novo cálculo, se o custo apurado neste trabalho for menor, caberá ao empresário tomar a decisão de abaixar seu custo para assim ter um preço de venda mais competitivo ou apenas possuir dados mais precisos sobre a composição do seu custo de uma maneira detalhada. Refazer o custo do produto `Supino Reto¿, detalhar todos os passos para a formação desse custo, verificar se realmente é viável comercializá-lo, com os resultados obtidos informar a diretoria da empresa para uma tomada de decisão, e no futuro refazer os custos de todos os produtos fabricados pela empresa em questão. Será explicada a diferença entre custo e despesa, porém o enfoque será nos custos, tanto os diretos quanto indiretos, fixos e variáveis, será utilizado e explicado o custeio por absorção como sua forma de mensuração, o produto que será utilizado para este trabalho é o aparelho de ginástica `Supino Reto¿, a empresa está situada no estado de São Paulo e utiliza como regime de tributação o Lucro Presumido. Portanto, com essa informação, também serão explicados a tributação deste estado, os impostos recuperáveis como o ICMS e IPI, e os não recuperáveis como o PIS e COFINS. A contabilidade de custos é essencial justamente para este tipo de tomada de decisão, o que faz a empresa obter lucros e reduzir custo, pois sem os devidos cálculos não seria possível chegar a uma conclusão, e assim a empresa trabalharia no ¿escuro¿. Portanto, conclui-se que o produto Supino Reto teve um custo total relativamente baixo, e pelo seu preço médio de venda é viável produzi-lo e comercializá-lo, pois o custo apurado foi de R$ 345,82 enquanto o preço médio de venda é R$ 1.007,25.

Palavras-chave: Fabricação. Custo. Mensuração.

 

REFERÊNCIAS:

 

MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

MARTINS, Eliseu; ROCHA, Wellington. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.

 

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

 

BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros: com aplicação na HP12C e excel. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS