EQUIPAMENOS URBANOS: CONJUNTO HABITACIONAL BOA VISTA II - VOTUPORANGA

Conteúdo do artigo principal

Nalligia Tavares de Oliveira Tavares
Terezinha de Oliveira Gonzaga

Resumo

Este trabalho é referente a pesquisa e análise do Conjunto Habitacional Boa Vista II, localizado na cidade de Votuporanga -SP, para planejar meios de consumo coletivo na tentativa da inserção dessa comunidade em atividades de laser, cultura, educação, saúde, transporte entre outros, responsáveis pela inserção e bem-estar das pessoas na sociedade. O conjunto habitacional de interesse social é composto por famílias desterritorializadas de seus locais de origens, algumas vieram de processo de realocação de moradias precárias outras de alugueis e pessoas inscritas pela prefeitura municipal, memórias e identidades distintas e hoje unidas em um mesmo território afastado  do centro da cidade de Votuporanga. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas com moradores, funcionários da prefeitura: arquitetos, assistente social, visitas de campo e pesquisas com referências teóricas sobre o assunto, além de estudos de caso para auxílio na tentativa de solucionar o isolamento dessas famílias no novo território. Toda esta pesquisa foi de suma importância na busca pela compreensão do presente vivido por parte desses moradores, cada um com suas histórias de vidas e anseios, porém todos com o objetivo de haver neste território identidade e inserção social, a violência e insegurança se tornará passado em um ambiente planejado e digno de reações sociais saudáveis com os equipamentos urbanos adequados para uso coletivo, este é o resultado esperado.

Palavras-chave: Conjunto habitacional. Desterritorialização. Equipamentos urbanos.

 

REFERÊNCIAS:

 

CUCATO, J. As disputas pelo território no espaço urbano de Votuporanga -SP, Contradições no zoneamento de interesse social (ZEIS) 1996/2012. Dissertação de mestrado. Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos2015.

 

RODRIGUES, F. Por onde vão as "Brisas Suaves do Sertão Paulista¿?: População e estruturação urbana na constituição da cidade (im)possível, Votuporanga, um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - IFCH/Unicamp, Campinas, 2005.

ROMERO, M. A. B. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. São Paulo: Projeto, 1988.

 

SAQUET, M.A.; SPOSITO, E.S. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos (organizadores) --1. ed.-- São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS