GESTÃO DE ESTOQUE HOSPITALAR

Conteúdo do artigo principal

Andresa Ferreira Bergamini
Lilian Beraldo Sanches Rodrigues

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o modo de funcionamento, organização, forma de custeio e os processos internos do estoque hospitalar, tendo como pesquisa de campo o estoque de um Hospital de Grande Porte do Interior Paulista. Pretende avaliar a importância dentro do hospital, pois os estoques de medicamentos das farmácias hospitalares necessitam de situações especiais e representam custos significativos à área. O responsável pelo setor tem um papel estratégico, uma vez que os recursos destinados às organizações de saúde, a nível público ou privado, estão cada vez mais escassos. Ao demonstrar a forma de gestão, funcionamento e organização do estoque, torna-se evidente que pontos positivos são alcançados quando todo o processo é realizado de forma eficaz, zelando por cada parte executada, pois a importância de cada uma delas apesar de não ser aparente, reflete no resultado final apurado pela contabilidade da empresa, o que nos traz ao ponto negativo da má gestão dentro da empresa, não somente na área hospitalar. Considerando que o estoque de qualquer instituição é parte importante do Ativo da empresa, grande parte delas não dá o devido valor e por isso o estoque físico fica divergente com o virtual, o que se torna sério problema à contabilidade, pois demonstra um valor de ativo que a empresa não possui de fato. Para chegar a conclusão destes pontos foram analisados o modo de funcionamento ao explicar o processo desde seu inicio na percepção da necessidade até chegar ao consumidor que neste caso é o paciente, a forma que se organiza o almoxarifado e o próprio processo interno que gira em torno dele, a forma de custeio utilizada pela instituição com analise comparativa de aplicação de outro método de custeio, enfim todo processo que engloba este departamento completamente essencial para o hospital.

Palavras-chave: Gestão. Estoque. Custo.

 

REFERENCIAS:

SZUSTER, Natan; CARDOSO, Ricardo Lopes. Contabilidade Geral ¿ Introdução á contabilidade societária. São Paulo: Editora Atlhas ¿ 1º edição 2007; 2ª Edição 2008; 2. Reimpressão 2009, p. 17.

 

DIAS, Marco Aurelio P. Gerencia de Materiais ¿ Editora Atlas S.A 1ª ed 1984; 2ª tiragem ¿ agosto 1986

 

TADEU, Hugo Ferreira Braga (org). Gestão de Estoques ¿ Fundamentos, Modelos matemáticos e melhores práticas aplicadas. São Paulo: Cengage Learning Edições, 2010. p. 8;

 

NOGUEIRA, Daniel Ramos; Contabilidade de Custos. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2009.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS