GESTÃO HOSPITALAR - APLICAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES NO SETOR DE LAVANDERIA DE UM HOSPITAL DO NOROESTE PAULISTA

Conteúdo do artigo principal

Erisson Henrique dos Santos Silva
Yoschimi Oka

Resumo

Para Hospital denomina-se um lugar onde as pessoas procuram um parecer sobre determinada urgência há busca de receber uma analise de sua doença e posteriormente um tratamento para sua afecção. Feita analise, alguns casos é necessários de um tratamento mais intensivo ou até mesmo necessidade de cirurgias por profissionais qualificados, assim o paciente acaba sendo instalando em quartos ou em sala de cirurgias. Os hospitais Brasileiros sofrem de carência financeira, tendo muita das vezes dificuldades de poder manter o paciente doente em situações melhores. Tendo em mente tal situação, uma pequena analise de custo em um setor de lavanderia, pode transformar em uma grande ação o cenário atual que vive esses hospitais, pois uma analise diferente de um sistema de custo pode trazer informações que pode ser melhores analisadas podendo tomar uma decisão mais segura que possa contribuir com melhorias e reduções dos custos. O sistema de custeio de absorção é um dos métodos mais usados, pois tem como objetivo principal auxiliar nas decisões de preço e avaliar estoques e é adotado por empresas por atender as necessidades fiscais e por atender perfeitamente com poucos rateios, o mesmo é utilizado pelo hospital. No entanto, ao estudar e aplicar o método de custeio ABC (Activity based costing), tem uma visão diferente e mais ampla aos resultados, pois o sistema busca avaliar com precisão, direcionadores que são vários tipos de rateios para alocação dos custos conforme a atividade consome, ou seja, da uma visão para os gestores o quanto uma atividade consome de recursos e todo recurso que é diretamente ou indiretamente ligado à atividade é custo, assim pode ser alocado ao seu objeto de custo, no caso, o Kg da roupa lavada. A Lavanderia do hospital é um dos pontos que mais gera custo, por ter um alto consumo de recursos para atender a necessidade das pessoas que se instalam no hospital que necessitam de roupas higienizadas e conservadas. Para chegar a este resultado, conta com varias atividades para que toda roupa seja lavada adequadamente. Com este trabalho pode-se concluir que a sistema de custeio ABC é uma ferramenta muito útil na mão de bons gestores, pois nele, os custos podem ser analisados separadamente por atividades que o setor realiza, diferente de outros sistemas de custeios.

Palavras-chave: Custeio baseado por Atividade. Gestão.

 

REFERÊNCIAS:

 

MARTINS, Eliseu; ROCHA, Welington. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.

 

MEZZOMO, Augusto Antônio. Lavanderia hospitalar: organização e técnica. 3. ed. São Paulo: Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração e Saúde. 1984. v. II.

 

OLAK, Paulo Arnaldo; NASCIMENTO, Diogo Toledo do. Contabilidade para entidades sem fins lucrativos (Terceiro Setor). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS