MAPEAMENTO DA CNAE DAS EMPRESAS DE BIOTECNOLOGIA NO BRASIL: SUGESTÃO PARA CRIAÇÃO DE UMA CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Souza Guerra
Ana Carolina Pereira da Silva
Andrey Pelicer Tarichi

Resumo

A biotecnologia cada fez mais vem ganhando desta no Brasil e no mundo, conhecida como um conjunto de conhecimentos em tecnologia e manipulação de agentes biológico ela traz avanços de produtos e serviços em vários setores como, saúde humana e animal, meio ambiente, pecuária e agricultura, energia, industrias de produtos químicos e alimentícios, entre outros. Muitas destas empresas têm seu início em universidades ou empresas parceiras que se denominam incubadoras, neste processo destina uma estrutura para várias empresas do ramo que estão iniciando no mercado, assim estas empresas de base tecnológicas que participam das incubadoras tem a oportunidade de possuir vínculos com universidades ou instituições de pesquisa e desenvolvimento, ajudando a reduzir os riscos causados pelo processo de inovação pelo fato de permitir o acesso a laboratórios e equipamentos que necessitaram um investimento elevado. Mesmo com toda esta ajuda, esta empresa associadas a este tipo de atividade enfrenta dificuldade deste próprio setor, que torna sua gestão ainda mais desafiadora. Dificuldades como o próprio pesquisador é o gerente e administrador de recursos da empresa, outra grande dificuldade é Classificação Nacional de Atividade Econômicas, pois não tem uma direcionada nesta atividade de Biotecnologia. O objetivo deste presente trabalho foi identificar empresas que se julgam ser de base biotecnológicas, levantar os CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômicas) principais destas empresas, para classificar os mais utilizados, mais especifico no setor de saúde humana. O resultados encontrados foi que após este levantamento verificou que não existe um CNAE específicos para este setor, muitas empresas colocam vários CNAE diferentes, como pesquisa e fabricação, conclui que a sugestão de criação de um grupo especifico do CNAE para atividade de biotecnologia, facilitando assim o controle e identificação destas empresas, pois muitas recebem incentivos fiscais, ficando inviável a identificação do mesmo, como outros setores que já existem como exemplo comércio.

Palavras-chave: Biotecnologia. CNAE. Lacuna de CNAE.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

BIOMINAS BRASIL. Estudo de empresas de biotecnologia do Brasil: 2007. Belo Horizonte, 2007.

 

FREIRE, Carlos Eduardo Torres. Biotecnologia no Brasil: uma atividade econômica baseada em empresas, academia e Estado. 2014. 201 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

 

ROSSI, G. M. Biotecnologia no Brasil: uma análise empírica a partir dos dados da PINTEC. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

 

SANTOS, José Luiz dos et al. Introdução à contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS