O RÁDIO NO PROCESSO EDUCATIVO

Juliana Marques da Silva, Vera Lucia Guimarães Rezende

Resumo


O avanço tecnológico têm permitido o surgimento de diversificados meios de comunicação e, ainda assim, o rádio continua sendo um veículo de grande abrangência e exercendo grande influência no cotidiano das pessoas. O presente trabalho objetiva evidenciar as contribuições do rádio no ambiente escolar como instrumento potencializador para agregar todas as áreas do conhecimento e ao mesmo tempo tornar o aluno protagonista da sua aprendizagem. Para isto traçou-se um histórico mostrando a importância das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade e a necessidade de inserí- las no processo educativo. Entre as TICs, o rádio foi o escolhido por ser o mais antigo meio de comunicação eletrônico com ideologia educativa. Para isto estruturou-se o presente trabalho a partir de revisão bibliográfica sobre o rádio no processo educativo, bem como pesquisa de campo junto à Escola Estadual Professor Antonio Tanuri na cidade de Fernandópolis, no noroeste paulista. O objetivo foi analisar o ambiente escolar visando constatar a necessidade dos alunos vivenciarem o rádio como ferramenta de ensino-aprendizagem  na instituição. A rádio escolar acontecerá diariamente nos períodos de intervalo, com duração de vinte minutos, transmitindo uma programação elaborada pelos alunos do terceiro ano do ensino médio,com suporte da autora deste trabalho. Dessa forma o projeto proporcionará a integração dos estudantes com o próprio meio escolar, bem como favorecer novas dinâmicas participativas, processos de diferenciação pedagógico, utilização de múltiplas linguagens e estímulo à construção coletiva. 

Palavras-chave: Rádio. Escola. Ensino.  Aprendizagem.

 

REFERÊNCIAS:

 

CONSANI, Maciel. Como usar o rádio na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

 

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio:o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001

 

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

 

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário para a educação do futuro.  2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga