PARQUE RUÍNAS MATADOURO

Conteúdo do artigo principal

Luciana Lourenço
Janaina Andréa Cucato

Resumo

Este artigo apresenta a necessidade de construir um parque de recreação no antigo Matadouro de Macaubal-SP, buscando suprir as necessidades de lazer e cultura do município. A proposta do projeto é criar um espaço que atenda a população de Macaubal e de toda região. Um investimento desse porte incentiva o desenvolvimento social e econômico da cidade. Para compor o parque ¿Ruinas Matadouro¿ foi preciso visitas de campo, levantamentos de dados, pesquisas, mapas, experimentos, análises, legislações e entrevistas sobre a cidade e o espaço a ser projetado. Para auxiliar na compreensão do espaço foi utilizado o apoio de teóricos como Bruno Amarantes, Walter Benjamin, Françoise Choay, Jacques Le Goff, Frank Lloyd Wright, Clediane Lourenço e Izidoro Marcos Nascimento. O projeto busca integrar o homem com a natureza, pois o meio natural faz bem à saúde física e mental, também a requalificação da área, o estímulo a educação ambiental e ainda engendra um espaço destinado ao lazer, a cultura, o convívio e a contemplação paisagística. Portanto um parque no antigo matadouro seria uma ótima proposta para o município e ainda recaptura o meio ambiente e a qualidade de vida da população. 

Palavras-chave: Ruínas. Requalificação. Meio Ambiente. Lazer e Cultura.

 

REFERÊNCIAS:

 

MENEGUELLO, Cristina. A preservação do patrimônio e o tecido urbano. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/01.003/993.  Acesso em: 23 de agosto 2017.

 

AMARANTE, Bruno de Guimaraens. A ESTÉTICA DA RUÍNA COMO POÉTICA. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Artes, Escola de Belas Artes, Minas Gerais, 2013.

 

BENJAMIN, Walter. Escavando e Recordando. In. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 1995.

LE GOFF, Jacques. ¿História e Memória¿. Trad. Bernardo Leitão. 5ª ed. Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 2003

 

LOURENÇO, Clediane.  Memória, Vestígios e Ruínas imateriais. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 9, ano 5, julho de 2015.

 

NASCIMENTO, Izidoro Marcos do. Memórias de Macaubal. Macaubal: Jobemar de Votuporanga, 2009. 183 p.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS