RECURSOS PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADE SOCIAIS: CRITÉRIOS PARA ESCOLHA PELOS PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Thaís da Silva Medeiros
Juliana Pinto dos Santos
Talita Pereira Dias

Resumo

O professor é um agente importante na promoção de desenvolvimento de habilidades sociais ainda em idade pré-escolar. No contexto escolar, existe a necessidade de se criar condições favoráveis e potenciais para promover essas habilidades. Isso requer o desenvolvimento de instrumentos e recursos lúdicos e atrativos para adoção, por parte dos professores, em programas de promoção de habilidades sociais junto a crianças em idade pré-escolar. Emerge, portanto, a necessidade de investigar quais variáveis estão envolvidas na escolha por professores de instrumentos e recursos a serem utilizados em contexto de sala de aula de maneira a trabalhar as habilidades sociais com as crianças. Com base nisso, este estudo objetivou: (2) Identificar, dentre diversas possibilidades de fichas de recursos, quais foram aquelas mais escolhidas pelos professores, que participaram de uma capacitação em habilidades sociais; (2) Analisar quais características dessas fichas e os possíveis critérios e variáveis envolvidas na escolha. Para analise de dados foram avaliadas características dos instrumentos disponibilizados considerando os aspectos que seriam importantes na seleção dos professores, como facilidade de aplicação, fornecimento dos instrumentos e atratividade dos cursos. Obteve-se, portanto procura menor que ofertas em recursos que demandavam mais tempo assim como a confecção de materiais por parte dos professores e alunos, como no caso dos filmes e confecção de materiais em sala com alunos. Em contrapartida obteve-se maior procura a recursos disponibilizados que já foram previamente confeccionados pelas pesquisadoras e que demandavam menor tempo de aplicação como músicas, jogos individuais e desenhos animados. Entende-se, portanto que para maior adesão de recursos que visam promover habilidades sociais no contexto escolar se faz necessário uma adequação de recursos e materiais de forma a atingirem adesão das crianças, praticidade e menor tempo de aplicação.

Palavras-chave: Habilidades sociais. Recursos lúdicos. Educação infantil.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Bolsoni-Silva, A. T., Mariano, M. L., Loureiro, S. R., & Bonaccorsi, C. (2013). Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 17(2), 259-269.

 

Dell Prette,A. & Dell Prette, Z. A. P. Habilidades sociais: Conceitos e campo teórico prático.  Disponível na Internet via <http://www.rihs.ufscar.br> Acesso em 15 de outubro de 2017.

 

Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016). Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(1), 140-160.

 

Naves, R. M., Rotundo, R. C. B., Carvalho, K. D. R., Baia, F. H., Treinamento de Habilidades Sociais em Grupo: Uma Intervenção com Tarefas Lúdicas. Psicologia em Pesquisa, V . 5, n. 1, p. 39-50, 2011.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS