USO DE FICHAS DE INTERVENÇÃO PARA PROMOVER HABILIDADES SOCIAIS EM PRÉ-ESCOLARES: RELATO DE CONSTRUÇÃO E SUA AVALIAÇÃO PELOS PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Bianca Cristina da Silva
Anna Laura Queiroz de Lima Fernandes
Talita Pereira Dias

Resumo

A infância é uma fase primordial para o desenvolvimento socioemocional e as habilidades sociais podem contribuir para um desempenho mais satisfatório nas diversas situações sociais. Porém, quando essas habilidades não são aprendidas de forma natural, podem-se desenvolver estratégias e procedimentos para facilitar essa aprendizagem. Tais estratégias quando desenvolvidas de maneira adequada no contexto escolar, aumentam a probabilidade de se obter consequências positivas a partir dos comportamentos sociais. Os professores são essenciais nesse processo de aprendizagem por serem facilitadores, podendo assim, promover habilidades sociais nas crianças por meio de recursos e estratégias adequadas. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: (1) descrever sobre a elaboração de fichas de intervenção envolvendo recursos destinados a promoção de habilidades sociais na educação infantil, por meio da aplicação pelos professores e (2) avaliar a viabilidade, atratividade e eficácia dessas fichas para a promoção de habilidades sociais, na percepção dos professores. Para o processo de produção das fichas foram selecionados filmes, desenhos, brincadeiras, músicas e historinhas infantis que possuíam aspectos importantes, como atratividade, caráter educativo e conteúdo que desenvolvam as habilidades sociais na educação infantil. Após a elaboração das fichas de intervenção houve a sua aplicação e avaliação entre os 13 professores, de escolas infantis do Noroeste Paulista, a partir de um protocolo de avaliação, que consta alguns aspectos como viabilidade, atratividade e eficácia. Esse resultado é de extrema importância, pois essas fichas de intervenção podem ajudar as crianças desenvolverem habilidades sociais por meio de recursos lúdicos que fazem parte de sua infância. Isso demonstra a relevância desse tipo de estudo em buscar estratégias e recursos atrativos que proporcionam aprendizagem para as crianças.

Palavras-chave: Habilidades Sociais. Fichas de intervenção. Educação Infantil.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2005.

 

Dias, T. P. Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema. 2014. f. 242. Tese (Doutorado em Psicologia. Universidade Federal de São Carlos,  São Carlos,  2014.

 

GRESHAM, F. M. Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais. In: DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. (Orgs.) Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações. Editora Vozes. Petrópolis, Vozes, 2009. p. 17-66.

 

COMODO, C. N. et al. O passeio de Bia (vídeo): apresentação e validade interna e externa de um recurso para a promoção de habilidades sociais de pré-escolares. Psicologia: Teoria e Prática, v. 13, n. 1 p.34-47, 2011.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS