A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS

Conteúdo do artigo principal

Alex Nascimento Bitencourt da SILVA
Cristiane Xavier do NASCIMENTO
Waldir Perissini JUNIOR

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) foi criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Governo Federal, com o objetivo de valorizar e aperfeiçoar a formação dos graduandos em Licenciatura, incentivando os bolsistas de iniciação à docência a desenvolverem projetos didáticos pedagógicos inovadores nas escolas públicas de educação básica. Pensando na finalidade do projeto, os alunos do PIBID-Química da UNIFEV vêm colaborando, significativamente, nas escolas; E. E. Profa. Uzenir Coelho Zeitune e E. E. Prof. Dr. José Manoel Lobo, ambas no município de Votuporanga, por meio do desenvolvendo de projetos que buscam incentivar e despertar o interesse do aluno para o mundo da química, desmistificando-a e descobrindo-a em seu dia a dia. Dentre as varias atividades realizadas, desde o inicio do projeto, destacam-se a participação dos bolsistas do subprojeto de química na elaboração e na aplicação de atividades práticas laboratoriais, na produção e apresentação de palestras temáticas com ênfase em assuntos do cotidiano dos jovens, na orientação aos discentes do ensino médio durante a organização e realização de feiras de ciências e/ou feiras de conhecimentos. Segundo a professora Luana Menezes, supervisora do subprojeto de química na escola Manoel Lobo, “O trabalho do PIBID junto à escola é extremamente importante, pois contribui para um ensino mais dinâmico, fazendo com que a química seja algo muito mais interessante e prazeroso de se estudar.” Como podemos observar, é de suma importância o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do PIBID nas escolas, pois vários dos projetos que foram ou que estão em prática, não eram desenvolvidos anteriormente.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 27 outubro 2014.

Contribuições do PIBID-QUÍMICA na capacitação de licenciados para atuarem nas escolas públicas no município de Votuporanga-SP. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2012/trabalhos/6/581-13889.html. Acesso em: 27 de outubro de 2014