A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE CONSOLIDAÇÃO DO EVENTO FESTIVAL LITERÁRIO DE VOTUPORANGA

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Julia Smanioto Rigazzo MANGILE
Silvia Brandão Cuenca STIPP

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar os resultados da atuação do jornalista em
uma produção cultural, por meio da análise das suas competências e a aferição do
material divulgado nas mídias. A pesquisa é um estudo sobre a atuação do
profissional de Jornalismo, como assessor de imprensa (ou de comunicação), no
cenário atual da produção cultural em Votuporanga, cidade do interior paulista. A
partir do viés do Jornalismo Cultural, coletou-se dados e imagens, por meio de
leitura, interpretação, participação em projetos e análise de caso, do Festival
Literário de Votuporanga - Fliv, que chega a sua sexta edição em 2016. Esta
produção cultural que nasceu como uma feira de livros, hoje atrai centenas de
milhares de visitantes de todo o Estado com o propósito de apresentar as mais
diversas manifestações em torno da palavra para incentivar a leitura e formar
cidadãos mais conscientes. Portanto, a contação de histórias, as artes cênicas, a
dança, e a roda de conversa integram a programação e que permitem a
aproximação para o universo literário. No presente trabalho compreendeu-se que os
profissionais de Jornalismo, por possuírem um currículo multidisciplinar, foram
fundamentais no processo de inserção do evento nas várias mídias, como forma de
divulgação e consolidação da marca Fliv. O jornalista, ao atuar no mercado de
produção cultural, fortalece sua competência como mediador de informações e de
prestação de serviços, para atender interna e externamente ao assessorado e o
público-alvo deste evento que durante dez dias atrai para Votuporanga mais de
setenta mil visitantes de vinte e cinco cidades da região Noroeste Paulista.

Palavras-chave: Jornalismo. Assessoria. Festival Literário de Votuporanga.
Produção cultural.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

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PIMENTEL, Mariana Ramos. As mudanças no jornalismo cultural. 2012.

Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorioacademico/_

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PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.