A CORPOLATRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERVENÇÃO DE SEUS PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS

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Carolini Maciel Alves LIMEIRA
Heitor Mendes VERONEZI
Denise Ferraz Lima VERONEZI

Resumo

No presente artigo discutimos sobre o conceito de Corpolatria no Ensino Médio,
procurando refletir como a prática da Educação Física Escolar contribui para a
conscientização dos adolescentes sobre este tema, abrindo espaço para futuras
discussões. O objetivo do presente estudo foi verificar se as aulas de Educação
Física contribuem para a conscientização dos jovens sobre as causas e os riscos da
Corpolatria, buscando também investigar o conhecimento dos adolescentes
relacionados ao tema. O trabalho apresenta caráter qualitativo quanto à abordagem
da pesquisa, e em relação aos procedimentos o trabalho constitui-se de uma
pesquisa bibliográfica e de campo. O método de pesquisa de campo, teve por
objetivo realizar uma coleta de dados junto aos alunos, para avaliar o conhecimento
prévio destes, a respeito do tema Corpolatria, além de sanar as possíveis dúvidas
que os mesmos venham a apresentar. O instrumento utilizado para este fim foi um
questionário de avaliação diagnóstica, contendo somente perguntas abertas, e logo
em seguida uma intervenção por parte dos professores pesquisadores, buscando
trazer os conhecimentos que foram detectados como insuficientes pelo questionário
anterior. A pesquisa mostrou-se extremamente pertinente para a área de atuação do
profissional de Educação Física que procura atuar no âmbito escolar, pois conhecer
a realidade dos adolescentes e saber identificar possíveis distúrbios ligados ao
corpo que acometem esta população é importante, e é tarefa do professor,
buscando trazer a estes jovens a possibilidade de refletir criticamente sobre o
assunto através da educação e do conhecimento, evitando perpetuar o sentimento
de alienação com relação ao que hoje é aceito pela sociedade como belo. Os
resultados e a conclusão deste trabalho encontram-se ainda em andamento.

Palavras-chave: Corpolatria; Educação Física Escolar, Ensino Médio

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS