A PRÁTICA DO NIVELAMENTO: UMA ESTRATÉGIA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Conteúdo do artigo principal

Bruno Cesar SOARES
Beatriz MOSCARDINI
Kaynan Ferreira da SILVA
Lucas Bispo dos SANTOS
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

Por meio do nivelamento em geometria analítica realizado pelo curso de Matemática da UNIFEV em parceria com os cursos na área da engenharia, espera-se que os alunos docentes reconheçam a diversidade de conhecimento dentro da sala de aula e os diferentes níveis de aprendizagem. De acordo com as dificuldades apresentadas pelos participantes, alunos bolsistas do PIBID-Matemática preparam ações com o objetivo de solucioná-las as dúvidas apresentadas. Além de contribuir com o aprendizado, as aulas são voltadas para diminuir as reprovações na disciplina e também aprofundar os conhecimentos já concebidos durante as aulas semanais. Entre as atividades realizadas tem-se a resolução de problemas, explicação do conteúdo tais como matrizes, sistemas lineares, determinantes e vetores, entre outros. As aulas são preparadas tendo como referência o material utilizado em aula, mas sempre buscando métodos eficazes para o ensino e maior aproveitamento da disciplina. Aos alunos da licenciatura, o projeto tem propiciado a prática docente, que vêm sendo realizada mesmo antes do início do estágio supervisionado. A cada aula são desenvolvidas estratégias para o ensino dos conteúdos e são feitas discussões a respeito dos resultados obtidos. Além disso, o enfrentamento destas situações possibilita maior confiança no falar em público, na articulação de ideias contribuindo para o exercício profissional. Os resultados até agora obtidos demonstram que a maioria dos alunos participantes tiveram um bom aproveitamento nas avaliações da disciplina.

Palavras Chaves: Nivelamento; Geometria; Docência.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

BOULOS, P., CAMARGO, I. Geometria analítica - um tratamento vetorial. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1987.

WINTERLE, P., STEINBRUCH, A. Geometria Analítica, um tratamento vetorial, Rio de Janeiro: MacGraw- Hill, 1987.