AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Leonardo Rodrigues MAGALHÃES, Daylon Cortezi Ventura VENTURA, João Paulo da Rocha ALVES, Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo


De acordo com Castro (2009), uma política que teve grande desenvolvimento no Brasil, nos últimos 15 anos, foi a implantação dos sistemas de avaliação educacional. Várias iniciativas formaram um eficiente sistema de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino e, para muitos, é considerada uma das mais abrangentes e eficientes do mundo.  A política de avaliação engloba diferentes programas, tais como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Tendo em vista a retomada de conteúdos para aprimorar o desempenho dos alunos nestas avaliações, desenvolveu-se na E.E. Profa Maria Nívea Costa Pinto Freitas, sob a supervisão dos bolsistas PIBID-Matemática, uma revisão de conteúdos em nível fundamental e médio. Foram apresentadas e discutidas questões contidas em avaliações do ENEM e SARESP, fazendo com que tenham maior conhecimento sobre a estrutura das provas, como também sobre os sistemas de bolsas para ingresso no ensino superior. O projeto teve duração de seis meses e contou com a participação dos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. Os principais assuntos trabalhados foram: funções de 1º e 2º graus, estatística (interpretação de gráficos e tabelas, média, moda e mediana), probabilidade, razão e proporção, trigonometria e progressões. Houve grande receptividade e participação nas atividades propostas.  O projeto atingiu seu objetivo ao passo que os alunos aumentaram seu nível de conhecimento nos conteúdos propostos. Por meio do projeto, foi possível identificar pontos fracos e fortes de cada aluno, facilitando o desenvolvimento de estratégias para contribuir com a aprendizagem. Para os bolsistas, complementou a formação docente dos alunos do curso de Matemática, levando em consideração a reflexão para mudanças e melhorias, alcançando o potencial desejado para educação em nosso país.  

Palavra-Chave: Aprendizagem; Avaliações; Matemática.


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Referências


CASTRO, M. H. G. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 23, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2009. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_01.pdf. Acesso em: 12 de outubro de 2015.


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