CONJUNTOS, RADICAIS E EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU: A JUNÇÃO DO LÚDICO COM O EDUCATIVO

Conteúdo do artigo principal

Pietra Galan de OLIVEIRA
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

Todo jogo por natureza desafia, encanta, traz movimento, barulho e certa alegria para o espaço no qual normalmente entram apenas o livro, o caderno e o lápis. Essa dimensão não pode ser perdida apenas porque os jogos envolvem conceitos matemáticos. Ao contrário, ela é determinante para que os alunos sintam-se chamados a participar das atividades com interesse. Com esta ideia foi criado e desenvolvido o jogo: "Trilha da Liga da Matemática" com o objetivo de fixar o conteúdo, de uma forma interativa e objetiva, a atividade foi realizada e composta em doze grupos, de dois alunos cada, com um tabuleiro, uma lista de exercícios e dois marcadores um "X" e um "O" de cores diferentes. Para marcar a casa desejada era necessário que o jogador acertasse a pergunta que estava fixada no local. As perguntas continuam expressões algébricas, exercícios envolvendo radicais e cálculo de áreas de figuras planas. Todas as questões foram projetadas para que aluno usasse, não somente, seu conhecimento prévio sobre o assunto, mas sua capacidade de solucionar problemas de maneira rápida e lúdica. Desenvolvendo assim, sua própria maneira de solucionar as questões. Está atividade foi realizada no 9º ano B e C, no total de 52 alunos da E.E Dr José Manoel Lobo. Em duas aulas foi feita a aplicação da atividade. Uma para a resolução de uma lista de exercícios e outra para a aplicação do jogo. Foi diagnosticado, após a aplicação da atividade, que foram sanadas muitas dúvidas com referência ao conteúdo e, também, pode ser visto um aumento na confiança dos alunos com relação a suas habilidades e competência nas resoluções dos problemas.

Palavras-chave: Matemática. Trilha. Estratégia.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: matemática, 9ª série. São Paulo: SEE, 2014. vol.1.