DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS

Conteúdo do artigo principal

Ana Maria BERALDO
Bruno Henrique JORDÂNIO
Cristiane XAVIER
Waldir Perissini JÚNIOR

Resumo

Uns dos maiores desafios dos docentes de todas as áreas da educação, atualmente, é a forma com que se transmitem os conceitos sobre os conteúdos de química aos alunos. Dessa necessidade surgiu a ideia de se construir uma tabela periódica interativa com o objetivo de proporcionar o ensino na área de química mais dinâmico e atraente. O trabalho foi desenvolvido na escola estadual Prof. Dr. José Manuel Lobo em conjunto com os alunos do ensino médio. Objetivos: A Tabela periódica interativa tem por intuito fazer com que as aulas sobre este assunto tornem-se mais dinâmicas, despertando no discente a curiosidade sobre os elementos químicos e suas propriedades periódicas de forma mais clara e concisa. Descrição metodológica: Empregou-se na construção da tabela um T.N.T com medidas de 3,60 m de largura por 1,60 de altura. Os elementos foram representados por quadrados de EVA de 11 cm por 11 cm, nos quais constam as informações como símbolo de cada elemento, massa atômica e número atômico, sendo esses dispostos na forma da tabela no TNT. Dentro de cada quadrado do elemento contém uma ficha com todos os dados do elemento, foto, dentre outras informações, pesquisadas pelos alunos sob orientação dos bolsistas PIBID. Conclusão e contribuições: Os bolsistas PIBID apresentaram aos professores de química da escola a tabela e discutiram formas de se utilizar e introduzi-la nas aulas de química. Logo após, foi ministrado uma aula sobre isótopos e distribuição eletrônica, onde os alunos realizavam consultas sobre os elementos na própria tabela. Pode-se notar maior dinamismo na participação dos mesmos na aula e um maior interesse, graças ao dinamismo acrescido.

Palavras chaves: química, tabela, interativa.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

SANTOS, W.L.P. dos; MALDANER, O.A (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí, Editora UNIJUÍ, 2010. (Coleção Educação em Química).

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Orgs). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí, Editora UNIJUÍ, 2007. 224p. (Coleção Educação em Química).

TABELA PERIÓDICA ONLINE, PTABLE. Disponível em: <http://www.ptable.com/?lang=pt> Acesso em 12 de outubro de 2015.