ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ADOLESCENTES DE 12 A 14 ANOS, NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTISTA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E UMA TURMA DE TREINAMENTO DE FUTSAL NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP

Thiago Henrique da Silva GONÇALVES, Douglas Casado da SILVA, Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo


Este estudo tem como objetivo comparar as habilidades motoras de adolescentes que tem em sua rotina a prática de atividades físicas regulares e adolescente que não tem no seu dia-a-dia a mesma vivência. Trabalhar a habilidade motora é o básico dentro de qualquer atividade física, porém é de extrema importância e responsabilidade do professor ou treinadores, requerer conhecimento e dedicação para que possam ser trabalhados de forma correta e não prejudicando o aluno na sua formação motora.  A avaliação do desempenho das habilidades motoras de praticantes de uma turma de futsal e em escolares, submetidos ao teste de KTK, Sabemos que o futsal por ser um esporte que trabalha muito com repetições de movimentos buscando aperfeiçoar e padronizar as técnicas de habilidades especializadas introduzimos a perspectiva desenvolvimentista, para usarmos como base para este estudo. A abordagem desenvolvimentista tem como sua principal característica a aprendizagem motora através do movimento, ou seja as habilidades motoras é o meio e fim da atividade, aprendendo também outros conceitos tais como: social, afetiva e cognitiva, todos eles através do movimento. Na presente pesquisa foram avaliados no total de 24 adolescentes, sendo 12 da turma experimento e 12 da turma controle, todos do sexo masculino. Foi realizado uma bateria de testes com o intuito de avaliar coordenação motora sendo eles: salto monopedal, salto lateral, transferência lateral e trave de equilíbrio do método KTK. Os resultados não apontaram uma diferença significativa entre a turma de experimento e a turma controle. Verificou-se pouca diferença no nível de desempenho motor entre o grupo experimento e o grupo controle, porém a limitação da amostra não permitiu uma conclusão ampliada sobre o não aprimoramento das habilidades motoras em razão da prática sistemática de futsal em escola de treinamento específico.

Palavras chave: Futsal, Turma de treinamento, desenvolvimento motor.


Texto completo:

PDF

Referências


GALLAHUE, David. L.; OZMUN, Jonh. C. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo: Phorte Editora, 2005.

MAGILL, Richard. A. Aprendizagem motora. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

TANI, Go et al. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade, possibilidades.RevBrasEducFís Esporte, São Paulo, v. 27, n.3, jul. 2013. Anual.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga