ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ADOLESCENTES DE 12 A 14 ANOS, NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTISTA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E UMA TURMA DE TREINAMENTO DE FUTSAL NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP

Conteúdo do artigo principal

Thiago Henrique da Silva GONÇALVES
Douglas Casado da SILVA
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

Este estudo tem como objetivo comparar as habilidades motoras de adolescentes que tem em sua rotina a prática de atividades físicas regulares e adolescente que não tem no seu dia-a-dia a mesma vivência. Trabalhar a habilidade motora é o básico dentro de qualquer atividade física, porém é de extrema importância e responsabilidade do professor ou treinadores, requerer conhecimento e dedicação para que possam ser trabalhados de forma correta e não prejudicando o aluno na sua formação motora.  A avaliação do desempenho das habilidades motoras de praticantes de uma turma de futsal e em escolares, submetidos ao teste de KTK, Sabemos que o futsal por ser um esporte que trabalha muito com repetições de movimentos buscando aperfeiçoar e padronizar as técnicas de habilidades especializadas introduzimos a perspectiva desenvolvimentista, para usarmos como base para este estudo. A abordagem desenvolvimentista tem como sua principal característica a aprendizagem motora através do movimento, ou seja as habilidades motoras é o meio e fim da atividade, aprendendo também outros conceitos tais como: social, afetiva e cognitiva, todos eles através do movimento. Na presente pesquisa foram avaliados no total de 24 adolescentes, sendo 12 da turma experimento e 12 da turma controle, todos do sexo masculino. Foi realizado uma bateria de testes com o intuito de avaliar coordenação motora sendo eles: salto monopedal, salto lateral, transferência lateral e trave de equilíbrio do método KTK. Os resultados não apontaram uma diferença significativa entre a turma de experimento e a turma controle. Verificou-se pouca diferença no nível de desempenho motor entre o grupo experimento e o grupo controle, porém a limitação da amostra não permitiu uma conclusão ampliada sobre o não aprimoramento das habilidades motoras em razão da prática sistemática de futsal em escola de treinamento específico.

Palavras chave: Futsal, Turma de treinamento, desenvolvimento motor.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

GALLAHUE, David. L.; OZMUN, Jonh. C. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo: Phorte Editora, 2005.

MAGILL, Richard. A. Aprendizagem motora. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

TANI, Go et al. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade, possibilidades.RevBrasEducFís Esporte, São Paulo, v. 27, n.3, jul. 2013. Anual.