INDÚSTRIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS

Conteúdo do artigo principal

Paulo Sérgio CRUZ
Sileno Marcos Araújo ORTIN

Resumo

O início dos estudos do empreendimento deu-se com a percepção de uma lacuna no seguimento de metalurgia da Construção Civil, precisamente no seguimento de fabricação de estruturas metálicas (pilares e coberturas) utilizadas galpões industriais e prédios comerciais. Percebe-se que as empresas estabelecidas no seguimento, deixam a desejar na forma de gerir seus negócios. Deu-se aí, a visão de um empreendimento diferenciado aplicando conceitos de gestão. O Projeto Interdisciplinar em questão trata-se de um Plano de Negócios que foi subdividido em quatro módulos, sendo estes apresentados na seguinte sequência: Módulo Empreendedorismo - Melhores e mais seguras técnicas de fabricação, projetos otimizados, profissionais atualizados, gestão de materiais etc. Também salienta, missão, visão e valores, pontos fortes, fracos, mercado, ameaças e diferenciais do negócio. Módulo Mercadológico - Define os municípios com maior viabilidade para atuação da empresa através de levantamento de dados de participação do comércio e serviços no PIB. Também são analisados os concorrentes e a capacidade de suprimento da empresa pelos fornecedores. Define os custos e as possíveis ações de marketing. Módulo Organizacional \" Define-se toda a estrutura operacional, organograma, subdivisão em funções de profissionais administrativos. Também é definida toda a infraestrutura predial, equipamentos e maquinários, capacidade de comercialização, Arranjo Físico, Mapa de Riscos, Mapeamentos dos Processos, funções dos colaboradores na produção, Segurança no Trabalho, Responsabilidade Socioambiental, Alvarás e Licenças. Módulo Financeiro - São apresentadas tabelas de custos fixos, variáveis, do investimento total, plano de vendas, demonstrativos de resultados, cálculo de custo de materiais, ponto de equilíbrio, balanço patrimonial, payback, custeio etc. Assim, o Projeto Interdisciplinar apresentado demonstrou sua efetiva viabilidade, mediante aos resultados favoráveis obtidos, justificando a abertura do negócio por oferecer um custo financeiro ajustado, melhor qualidade e segurança do produto, menor tempo de fabricação, expedição e montagem.

Palavras chave: Industria. Produção. Metalurgia. Construção .

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

Slack, Nigel " Administração da produção / Nigel Slack, Stuart Chambers, Robert Johnston; tradução Henrique Luiz Correa. " 3. Ed. " São Paulo : Atlas, 2009.

Kotler, Philip " Administração de marketing: a edição do novo milênio / Philip Kotler; tradução Bazan Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapino. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

SEBRAE. Estatísticas sobre nº de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Município de Votuporanga. Processamento: Sebrae-SP/ Unidade Inteligência de Mercado/ Pesquisas Econômicas versão: 20/06/2012.<http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/perfil_economico_municipal/municipios/Votuporanga> Acesso em 11/11/2014 às 11h14minh.

IBGE. São Paulo Votuporanga. Informações completas. Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisas - DPE - Coordenação de População e Indicadores Socias - COPIS.<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=313440>Acesso em 11/11/2014 às 15h18min.