JOGO PEDAGÓGICO: DIVISORES EM LINHA

Fabiana Ribeiro TAMURA, Driely Gomes dos SANTOS, Lariani Aparecida dos Santos LEITE, Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo


O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois estimula várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor em uma aula diferente e criativa, sem ser rotineira. Os jogos podem ser utilizados para exercitar determinado conteúdo, como também servir para o desenvolvimento de estratégias na resolução de um determinado problema, trazendo desafio e encantamento diante de uma situação que precisa de uma tomada de decisão. Sendo assim, foi aplicado um jogo com conteúdo sobre múltiplos e divisores, com objetivo de estimular o raciocínio lógico de uma maneira dinâmica e estratégica, trazendo uma melhor compreensão para os alunos sobre os divisores. Primeiramente, a sala foi organizada em duplas e cada dupla recebeu dois tabuleiros. Em seguida, foram distribuídos dados, marcadores e as regras do jogo. Esse jogo foi aplicado na escola E. E. Dr. José Manoel Lobo, com duração de uma duas aulas, no 7° ano do ensino fundamental II, com a participação de 30 alunos. Após a aplicação, pode-se perceber que todos os alunos se esforçaram para poder realizar a atividade de uma forma dinâmica, sabendo respeitar as regras, e interessados em aprender de uma forma lúdica e educativa.

Palavras-Chave: Jogo; Ensino; Matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: matemática, 5ª série. São Paulo: SEE, 2014. vol.1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga