JOGOS COOPERATIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Conteúdo do artigo principal

Paulo Ricardo ZULIM
Lenara Marzochio MACHADO
Fernanda Côrtes Yamashita SANTANA
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

É possível dizer que os jogos cooperativos são estratégias de \"ensino\"das quais o professor de Educação Física podem usar para a questão da interação entre as pessoas, o cuidado com o próximo, o respeito, sem aquela sensação de medo, angustia, decepção que os jogos competitivos podem trazer.O presente estudo objetivou em verificar o quanto os jogos cooperativos contribui para a melhoria da relação entre os alunos na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental.Participaram do estudo 21 alunos, sendo 10 meninos e 11 meninas do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola MunicipalAna Maria Segura, localizada na cidade de Cosmorama/SP. Para analisar a contribuição dos jogos cooperativos dentro da educação física foi aplicado um questionário com perguntas fechadas antes e depois das atividades e também foramrealizados quatro jogos cooperativos sendo estes futpar, passando o bambolê, conectados e centopeia e quatro jogos competitivos sendo estes futsal, vôlei, handebol, basquetebol. Em relação ao questionário e aos jogos aplicados pode observar que houve mudança significativa sobre o nível de conhecimento do jogo cooperativo, porém a preferencia em relação á pratica dos dois tipos de modalidade ficou dividido pelo grupo investigado.Por meio dos resultados obtidos conclui-se que o olhar dos alunos mudou em relação à cooperação e que ambos os gêneros desenvolveram a socialização; ou seja, se tornaram mais sociaise aprenderam a conviver, e a respeitarem as pessoas que estão em sua volta ainda que a competição entre os meninos prevalece em relação as meninas. Esta perspectiva favorece o trabalho efetivo de educadores capazes de transmitir valores humanos de convivência, e que transmitindo conhecimentos acerca de que aprender por meio da cooperação se pode ir muito mais longe do que competindo.

Palavras-chave:Jogos Cooperativos;Educação Física Escolar;Ensino FundamentalII.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir o fundamental é cooperar. 7. ed. Santos: Re-novada, 1997.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: O jogo e o esporte como um exercício de convivência. 2. ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001.

CORREIA, Marcos Miranda. Jogos cooperativos: perspectivas, possibilidades e desafios na educação física escolar. Re. Bras. Cienc. Esporte campinas, v.27, n. 2, p. 149-164, jan. 2006.